Na Central de Material e Esterilização, a atividade de gerenciamento é a principal adotada pelo enfermeiro, o funcionamento adequado tem como base a gerência do processo e medidas de previsão e provisão de recursos. Identificar e analisar as produções científicas sobre as atividades do enfermeiro na central de material e esterilização produzidas entre 2005 e 2015.

Revisão bibliográfica, foram encontradas 9 publicações. Observou-se que o perfil dos enfermeiros que atuam neste setor, são predominantemente mulheres, compondo por 94% da expertise da área e a frequência de profissionais entre 45 e 50 anos, coincidindo que a população que trabalha em CME estão mais próximos da terceira idade.

E cabe aos Enfermeiros responsáveis por Centro de Material e Esterilização (CME), ou por empresa processadora de produtos para saúde: a participação, coordenação, execução, supervisão e avaliação de todas as etapas do processamento de produtos para saúde. Pode-se inferir a relevância do estímulo pela busca do conhecimento acerca da atuação do enfermeiro na CME, compreendendo o perfil dos trabalhadores e as suas respectivas funções no processamento dos materiais de saúde.

 

Autora: Alexandra de Sousa