O trabalho tem como objetivo geral, desenvolver estudo abordando a importância do registro de Enfermagem no prontuário do paciente e observância dos aspectos jurídicos. As anotações de enfermagem consistem na forma de comunicação escrita de informações pertinentes ao cliente e aos seus cuidados. Fornecem dados para subsidiar o enfermeiro no estabelecimento do plano de cuidados do paciente.

Diante do exposto questiona-se: Qual a importância do registro de Enfermagem no prontuário do paciente, tendo como características técnicas, atender legislações vigentes? No que tange à qualidade da assistência do trabalho da Enfermagem precisa ser organizado, realizar os registros adequadamente no seu turno, cumprindo uma exigência legal, contribuindo com as informações para avaliação em relação à assistência prestada aos pacientes.

Justifica-se o presente trabalho, pelo fato de promover uma verificação sobre a importância do preenchimento do prontuário, bem como, os níveis de atuação dos profissionais de Enfermagem que atuam com o registro do paciente nos hospitais de modo geral, buscando contribuir com informações e cuidados e segurança com os pacientes. A metodologia do estudo trata-se de revisão de literatura utilizando material bibliográfico publicado nos últimos dez anos, abordando o tema e a delimitação proposta.

Concluiu-se ser necessário esclarecer os enfermeiros quanto à importância do preenchimento adequado do prontuário, com vistas a uma melhor documentação das ações e intervenções realizadas pela equipe de enfermagem, e de acordo com as necessidades dos pacientes.

 

Autora: ANDRÉIA DE FÁTIMA LIMA DA SILVA SANTOS