Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender. Alguns autores relatam que o cuidador devidamente treinado é um parceiro também no tratamento, prestando assistência ao doente e participando da promoção da sua saúde.

O objetivo deste foi avaliar a percepção dos acompanhantes de pacientes internados na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado quanto a importância das orientações ministradas através da Educação Permanente no Auxilio ao Controle de Infecção Hospitalar. Foram entrevistados, em um período de um ano, 488 acompanhantes de pacientes e 12 pacientes destes, 72% eram do gênero feminino e 28% masculino.

Do total de entrevistados 72 % eram de Municípios do Amazonas e 28% eram oriundos de municípios pertencentes a outros estados. Destes 99% responderam achar importante a existência de uma cartilha que serve como manual de orientações para acompanhantes. Quando indagados se haviam participado de um encontro como este em algum outro hospital do Amazonas 89.6% disseram que “não”, nunca foram convidados para um programa nesse formato.

Quando perguntamos se indicariam para outros acompanhantes esse programa 99.5% disseram que sim. E ao perguntarmos se eles recomendariam que outros hospitais adotassem um programa semelhante 99% responderam que seria maravilhoso. Percebemos que a educação Permanente junto aos acompanhantes de pacientes sempre se mostra eficaz e de grande proveito.

 

Autora: ARIMATÉIA PORTELA DE AZEVEDO

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.