Desinfecção de ambulâncias

Estudo mostra falhas na desinfecção ambiental e de artigos médicos em ambulâncias.

O atendimento pré hospitalar é um local onde se realiza diversos procedimentos e/ou  transporte de pacientes e pode servir de reservatórios para diversos microorganismos por dias e até meses sobre suas superfícies, equipamentos e artigos não críticos. Essas superfícies em contato com os pacientes e trabalhadores, sem prévia limpeza e desinfecção, intensificam os riscos de colonização e eventual infecção, com agravos à saúde de ambos.

O objetivo deste estudo foi estabelecer quais as condições de limpeza das superfícies das ambulâncias. Realizado estudo quasi-experimental em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, de caráter público do Paraná, sendo o contingente de vinte e oito (28) unidades móveis, sendo oito (08) de suporte avançado, dezoito (18) de suporte básico, uma (01) viatura aérea e um (01) carro médico. A equipe multiprofissional é composta por cento e quarenta e oito (148) profissionais. A coleta de dados ocorreu no período de julho à dezembro de 2013, por meio da observação direta através de auditorias norteada por um formulário tipo checklist após a limpeza e desinfecção terminal. Os dados foram analisados estatisticamente.

Das auditorias realizadas 67% das ambulâncias de suporte básico e 15% das ambulâncias de suporte avançado apresentavam inconformidades na limpeza das superfícies, ou seja, 46% das ambulâncias apresentaram não conformidades de limpeza. Quanto às fragilidades, identificou-se qualificação inadequada dos profissionais, protocolos desatualizados e falhas na supervisão das etapas do processo de limpeza e desinfecção. As potencialidades não foram contempladas neste estudo. As condições de limpeza das superfícies auditadas apresentaram-se adequadas, entretanto, considera-se necessária a ampliação das auditorias in loco, adequação dos insumos de limpeza, educação permanente dos profissionais e a condução de novas investigações mais específicas.

 

Autora: ANDRÉIA CRISTINA DA SILVA