O dimensionamento de pessoal é um processo sistemático que fundamenta a adequação quantiqualitativa do quadro de profissionais de um serviço. Esse estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo foi identificar as consequências do subdimensionamento de pessoal na saúde dos trabalhadores da enfermagem.

Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Google acadêmico e Biblioteca virtual em saúde no mês de janeiro de 2013, utilizando como descritores: “dimensionamento de pessoal” e “saúde do trabalhador”. Os estudos identificados foram avaliados, de forma independente e cegada, por dois pesquisadores (autores), obedecendo rigorosamente aos critérios de inclusão.

A partir de 7 artigos selecionados, foi verificado que nenhum dos artigos analisados abordavam o fenômeno em questão em seu objeto de pesquisa, mas citaram em seus resultados a sobrecarga de trabalho e o estresse, entendido como desgaste físico e mental, como consequências do subdimensionamento na saúde dos trabalhadores da equipe de enfermagem.

 

Autora: ELISABETE MESQUITA PERES DE CARVALHO

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.