O estudo teve como objeto cuidados de enfermagem na prevenção de infecção do sítio cirúrgico em cirurgia cardíaca: revisão de literatura.

Objetivo: descrever o que a literatura preconiza sobre a eficácia dos cuidados de enfermagem, quanto à prevenção de infecção do sitio cirúrgico em cirurgia cardíaca. Utilizou-se a metodologia exploratória descritiva de abordagem qualitativa, de tipo revisão bibliográfica.

Análise de dados: O levantamento foi realizado em ambiente virtual na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na base de dados eletrônicos: Lilacs, Pubmed, Portal USP, biblioteca física e livros. Realizou-se inicialmente o levantamento bibliográfico sem recorte temporal dos artigos publicados nas bases de dados: LILACS (Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), MEDLINE (Medical Literature Analisys and Retrievel System Online).

Conclusão: Mediante os resultados identificados neste estudo conclui-se que há grande escassez de trabalhos científicos com a abordagem da atuação da equipe de enfermagem na prevenção do sítio cirúrgico em cirurgias cardíacas. Porém, é notável a importância do enfermeiro em avaliar e identificar os principais fatores risco para ISC. E a equipe de enfermagem deve estar capacitada e qualificada para haver o bem desempenho das atividades e da assistência prestada ao paciente cirúrgico.

 

Autoras: ANA KATIA BRAZIL ALBANO e PATRICIANA RODRIGUES SILVA