A melhoria da qualidade é um aspecto importante e está diretamente relacionado à assistência à saúde. E quando se pensa em qualidade é preciso uma abordagem sistemática para a análise de desempenho daquilo que se quer melhorar. Para isso é necessário utilizar indicadores com a finalidade de medir a diferença entre uma situação que se espera atingir e a situação atual.

Tendo em vista que o uso do cateter central de inserção periférica (PICC) é uma técnica recente na prática de enfermagem, a utilização de indicadores para avaliar se esta prática está sendo realizada dentro dos padrões desejáveis é uma forma do profissional mensurar a qualidade de sua assistência.

Questão norteadora: quais os eventos adversos mais incidentes relacionados à assistência ao paciente em uso de PICC? Objeto de Estudo Avaliação da assistência prestada através de indicadores de resultado baseados em eventos adversos.

Objetivos: Descrever os eventos adversos mais prevalentes relacionados ao uso do PICC baseado em literatura; Definir quais destes eventos adversos podem ser utilizados como indicadores de processo; Sugerir taxas para avaliação de indicadores de resultado visando avaliar a assistência prestada ao paciente com PICC.

Os indicadores de resultado elaborados a partir do EA/complicações serão essenciais na prestação de cuidados de qualidade ao paciente e auxiliarão no desenvolvimento de padrões aceitáveis de segurança. O uso de dispositivos intravenosos requer conhecimento, destreza e habilidade no manuseio pela equipe de enfermagem e demais profissionais da saúde, reduzindo assim a ocorrência de EA e prolongando a permanência do cateter.

O comprometimento da equipe na utilização dos indicadores de resultado como ferramenta para a melhoria da qualidade assistencial com ênfase nos registros dos EA poderá subsidiar estudos futuros, contribuindo para o aprimoramento e qualificação da prática de enfermagem na inserção, manutenção e avalição da utilização do PICC, assim como para alcançar uma assistência de excelência.

 

Autora: Carla Rodrigues Mendes