Este trabalho vem testemunhar uma vivência pessoal de integração a uma unidade hospitalar, e sua repercussão quanto ao aculturamento e desempenho.

Tem por objetivo contribuir com sugestão de boas práticas de gestão de pessoas. Busca, através do seu relato, ajudar os serviços de gestão de pessoal, de uma maneira geral, nos quesitos integração e motivação laboral; contribuir com outras empresas, apresentando novas propostas de práticas que fortaleçam e motivem suas equipes; contribuir com os profissionais em geral no processo de assimilação de conceitos fundamentais de cultura organizacional.

Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa empírica. Foi realizada ainda pesquisa bibliográfica sobre os temas de gestão de pessoas, integração e motivação laboral. Foi elaborada pesquisa documental, tanto nos documentos da unidade hospitalar, como nos documentos internos ao serviço onde fui alocada, a saber: protocolos, organogramas, dentre outros. Pode-se evidenciar como um processo de integração mal preparado pode ser catastrófico.

 

Autora: Flávia Tosta Mello

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.