jabutiDurante a cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2001, os autores dos três livros ganhadores em cada categoria receberam seu troféu e foi também anunciada qual publicação ficou em primeiro lugar. Em momento de grande emoção, fomos informados que “Infecção Hospitalar e suas Interfaces na Área da Saúde” foi eleito o melhor livro na categoria de Ciências Naturais e da Saúde de 2001. Destacamos abaixo alguns trechos do livro oficial do Prêmio Jabuti 2001, editado pela Câmara Brasileira do Livro.

“O Prêmio Jabuti, concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, é o mais tradicional prêmio literário brasileiro. No folclore brasileiro, o jabuti é um animal que se distingue pela paciência e tenacidade com que vence os desafios. Por isso foi escolhido para simbolizar a atividade de nossos escritores, editores, livreiros e gráficos”.

“O primeiro ganhador do Jabuti na categoria Romance foi Jorge Amado, comGabriela, Cravo e Canela, em 1959. Desde então, muitos renomados escritores e intelectuais brasileiros receberam o prêmio. Podemos destacar: Raquel de Queiroz, Marina Colassanti, Chico Buarque, Caco Barcellos, Gilberto Dimenstein, Isaias Pessolin e outros”.

A cerimônia de entrega do prêmio acontece anualmente nas Bienais Internacionais do Livro, ora em São Paulo, ora no Rio de Janeiro. São ao todo 16 categorias: romance; contos e crônicas; poesia; infanto-juvenil; ensaio e biografia; economia administração, negócios e direito; ciências naturais e da saúde; ciências exatas, tecnologia e informática; ciências humanas e educação; religião; reportagem; didático de ensino fundamental e médio; tradução; capa; produção editorial; e ilustração de livro infantil e juvenil.

Esta foi a opinião dos jurados sobre a nossa obra, divulgada no livro da premiação: “Tratado completo e profundo sobre o assunto com informações atualizadas. O tema é de interesse universal, pois a infecção hospitalar é uma importante causa de mortalidade dentro dos hospitais e teoricamente passível de controle. É uma obra de fôlego onde não foram medidos esforços para que fosse extensa e abrangente”.

Equipe editorial do livro "Infecção Hospitalar e suas Interfaces na Área da Saúde" durante comemoração pelo Prêmio Jabuti. Da esquerda para direita: Alexandre Massa (Editora Atheneu), Nelson, Cristina, Maria Olívia, Kazuko, Tadeu, Rúbia e Nilton.

Equipe editorial do livro “Infecção Hospitalar e suas Interfaces na Área da Saúde” durante comemoração pelo Prêmio Jabuti. Da esquerda para direita: Alexandre Massa (Editora Atheneu), Nelson, Cristina, Maria Olívia, Kazuko, Tadeu, Rúbia e Nilton.

A recompensa tem sido gradativa e cada vez mais intensa. Primeiro ao elaborar e publicar uma obra desta natureza, que obviamente só pode ser concretizada, com uma excepcional equipe de editores e colaboradores. Com o aval dos leitores, vimos progressivamente o livro se consolidar como a principal referência nacional sobre o tema. Agora, sendo eleito o melhor, confirmamos mais um passo importante na direção que dedicamos toda nossa vida profissional: o aprimoramento da assistência à saúde, através do controle das infecções hospitalares.

É indiscritível a emoção deste momento. Esta correspondência é para compartilhar com vocês a nossa alegria e realização, uma vez que com absoluta certeza, compartilhamos sonhos e conquistas em pró da saúde coletiva.

Um abraço

Tadeu


Veja aqui trechos do livro