O gênero de bactéria acinetobacter é uma importante origem de infecções hospitalares, mais especificamente infecções por bactérias Gram-Negativas, e pode acometer pacientes debilitados imunologicamente.

Constituindo um grupo de bactérias muito encontradas na água e no solo, são caracterizadas por várias espécies de microorganismos, e todas elas podem vir a causar infecção nos seres humanos, estas infecções podem instalar-se na corrente sanguínea, e até levar a morte.

Pacientes com traqueostomia, com feridas expostas, imunidade baixa, enfermidades pulmonares crônicas, diabetes, internados sob ventilação mecânica, dentre outros, podem ser colonizados pela acinetobacter. Diante do exposto, o presente artigo objetiva possibilitar um maior conhecimento a respeito de uma das espécies de bactéria aeróbia Gram-negativa, o Acinetobacter Baumannii, e seus riscos de infecção de corrente sanguínea, bem como sua definição, além das medidas de prevenção e controle.

Como recurso metodológico optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseando-se em livros, artigos científicos e sites confiáveis disponíveis na internet. Foram consultados estudos de autores como: Levy (2004), Costa (2010), Dantas (2012), Ferraz, et al (2014), Vieira e Picoli (2015), dentre outros.

 

Autora: CLÁUDIA SALES MOREIRA DIAS