Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde adaptado a Resolução ANVISA  222/2018

Elaboração de um PGRSS de acordo com as novas recomendações da ANVISA (2018)

Este trabalho tem como estudo laborar um planejamento Estratégico que auxilie na implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde na Unidade de Pronto Atendimento no Município de Ribeirão das Neves.

Identificando as possíveis falhas nas etapas de segregação, acondicionamento, coleta e armazenamento dos Resíduos de Serviço de Saúde, mobilizando a equipe de enfermagem e a equipe de limpeza quanto à importância da redução, reutilização, recuperação, reciclagem e tratamento adequado para os RSS e quanto aos riscos oferecidos por estes com isto propor mudanças que auxiliem os profissionais no descarte correto dos RSS e na identificação dos grupos de resíduos.

O gerenciamento deve abranger o planejamento de recursos físicos, recursos materiais e a capacitação de recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS.

O PGRSS é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

O Diagnóstico situacional irá proporcionar o conhecimento da geração, segregação, acondicionamento, transporte interno, armazenamento e destinação final dos resíduos e o planejamento Estratégico Situacional, uma ferramenta de gestão que permitirá a análise das fragilidades, suas causas e efeitos, soluções e plano de ação. Será um espelho para a elaboração do Projeto de Gerenciamento dos Resíduos.

 

Autora: FABIANE DE FÁTIMA DOS SANTOS

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.