O presente estudo teve como objetivo geral identificar medidas de controle e prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva.

Os objetivos específicos foram: contextualizar na literatura os principais fatores de risco que podem desencadear a pneumonia associada à ventilação mecânica, enfatizar a importância da assistência de enfermagem na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica, relatar a atuação da enfermagem na implantação dos bundles de ventilação.

O presente estudo justifica-se uma vez que a pneumonia associada à ventilação mecânica pode ser considerada como a segunda infecção relacionada à saúde mais frequente nas unidades de terapia intensiva e sua taxa de mortalidade a mais alta nas unidades hospitalares.

A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico, de caráter descritivo e aspecto exploratório, tendo-se pesquisado sobre pneumonia, pneumonia associada à ventilação mecânica, bundles de ventilação e unidade de terapia intensiva.

A conclusão indicou que é possível identificar os fatores de risco associados a este agravo a saúde e a partir desses traçar um conjunto de ações de controle e prevenção, tendo em vista que se trata de um agravo evitável. Logo, os cuidados de enfermagem ao paciente crítico, leva o enfermeiro a buscar conhecimentos científicos acerca das formas de prevenção de agravos a saúde do paciente, pois a equipe que presta assistência integral ao enfermo está sob sua responsabilidade, assim o enfermeiro exerce papel de educador, gestor e supervisor.

 

Autora: Midiã Andrades de Oliveira

 


Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.