A hemodiálise possui o objetivo de extrair as substâncias nitrogenadas tóxicas do sangue e remover o excesso de água. Este é um procedimento invasivo e que oferece diversos riscos, entre estes a infecção. Com base nessa problemática, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo descrever os principais aspectos da infecção relacionada ao acesso vascular no paciente com insuficiência renal submetido à hemodiálise.

Foi realizada revisão bibliográfica de natureza narrativa. Os materiais bibliográficos pesquisados foram selecionados a partir da base de dados da BIREME e da SCIELO – Scientific Electronic Library Online. Foram selecionados artigos em português publicados entre 2003 a 2014 que utilizavam os descritores: hemodiálise OR diálise; infecção OR infecções; cateterismo OR cateteres; insuficiência renal crônica.

Entre os artigos selecionados foram destacados a importância dos cuidados primários com o acesso vascular para a HD como escolha do sítio de punção, manipulação adequada, observação diária de sinais flogísticos entre outros.

 

Autoras: RAFAELLA BIZZO POMPEU & LUANA ALVES AMARAL MARTINS