O mês de maio pode ser considerado do controle de infecção devido ao acúmulo de datas comemorativas direta ou indiretamente ligadas ao tema. Por isso faremos este ano uma campanha para divulgar a importância do controle de infecções para os pacientes, instituições de saúde, nações e até para a humanidade.

Quem disse e o que afirmou sobre a importância da CCIH até para a humanidade?

Esta afirmação foi dita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que coloca as infecções associadas à assistência à saúde, resistência microbiana aos antibióticos e doenças infecciosas emergentes como as futuras principais causas de óbito da humanidade. E este futuro não estará tão distante assim, se não reforçarmos medidas corretivas agora!

A CCIH foi pioneira em segurança dos pacientes e realiza um trabalho consolidado há muito tempo nos melhores hospitais do mundo, controlando infecções e até outras adversidades. Mas sua importância transcende a barreira dos hospitais e nem fica restrita a pacientes internados. Ela também foi pioneira na luta pela prescrição criteriosa de antibióticos e seus reflexos na resistência microbiana. Além disso, orienta as medidas de precauções e isolamento contra a transmissão de microrganismos nos hospitais, o que é fundamental para evitar que estas instituições se transformem no foco de disseminação de doenças emergentes para toda comunidade. Destacamos também, que em muitas instituições a CCIH participa ativamente do núcleo de vigilância epidemiológica, responsável por dar o alerta às autoridades sanitárias sobre surtos e a emergência de novas doenças. Ao lado de preocupações com o ecossistema, essas medidas são fundamentais na prevenção e controle dessas infecções.

A importância disto tudo para a saúde coletiva é inegável e fez da OMS considerar estratégico para todas as nações e instituições de saúde difundirem a apoiarem as ações da CCIH. Por isso, ela inclui a segurança do paciente, mas ultrapassa os limites dos hospitais e tem impacto para toda a coletividade. Por isso, criamos o foco de nossa campanha de maio deste ano que será CCIH: evoluindo da segurança do paciente para a segurança da humanidade.

Quais são as principais datas comemorativas relacionadas ao tema no mês de maio?

As principais datas são:

  • 05 de maio: Dia mundial da higiene das mãos
  • 12 de maio: Dia do enfermeiro
  • 15 de maio: Dia nacional do controle de infecção
  • 19 de maio: Dia do Prêmio Jabuti do livro “Infecção Hospitalar e suas Interfaces na Área da Saúde
  • 20 de maio: Dia do técnico e do auxiliar de enfermagem.

Estas comemorações são relevantes ao destacarem a principal medida para prevenir a transmissão cruzada de microrganismos; o trabalho pioneiro de Semmelweis, que em 1847 realizou uma investigação epidemiológica comprovando o papel da higiene das mãos; os profissionais de saúde que têm maior contato com os pacientes nas instituições de saúde e por isso são fundamentais na aderência as práticas preventivas; e além disso a premiação de nosso livro, que foi um reconhecimento da importância dessas orientações para a saúde da coletividade. Destaco também o dia das mães, lembrando que o controle de infecção começou para controlar com sucesso uma epidemia de febre puerperal, que afetava mães a até seus recém-nascidos.

Quais serão as principais atividades desta campanha?

Apresentaremos um vídeo institucional, que será veiculado no site e nas redes sociais, para esclarecer todos da importância crucial do controle para a saúde coletiva, valorizar os que se dedicam com esta causa e estimular que participem das atividades comemorativas e compartilhem em suas redes sociais as peças da campanha e insiram em sua foto o avatar #eusouccih. Além desse vídeo, teremos várias peças publicitárias divulgando no site e redes sociais esses comemorações. Realizaremos videochats especiais nas principais datas comemorativas, nas quais teremos sempre um convidado especial. Durante este mês reduziremos o valor da taxa de inscrição em nossos cursos de R$100,00 para R$50,00 e sortearemos bolsa integral entre os matriculados no mês nos dias 15 e 31 de maio. Para os alunos, daremos 50 reais de desconto adicional na sua próxima mensalidade, por indicação matriculada.

Resumidamente, queremos neste mês de maio envolver toda a coletividade nesta luta pela vida em equilíbrio tanto na natureza, nas instituições de saúde no próprio corpo humano, promovendo ações pela manutenção e recuperação da saúde.

Antonio Tadeu Fernandes