A IH consiste em um grave problema de saúde mundial que está relacionado com altas taxas mortalidade e morbidade, aumento do tempo de internação e dos custos para o sistema de saúde, constituindo um grande desafio para a medicina.

O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o perfil das infecções hospitalares bacterianas no Brasil. As buscas foram feitas em seis bancos de dados: Cochrane, Web of science, Pubmed, LILACS, Trip Data Base, Embase. Em todos foram utilizados os mesmos descritores buscados em seus respectivos bancos como MESH e DECs. Foram selecionados 29 estudos, analisados frente aos desfechos definidos para este trabalho e suas análises foram organizadas em tabelas e quadros.

O Quadro 3 mostra o resultado da pesquisa segundo autor e ano de publicação, seguido do tipo de estudo, objetivo do estudo e seus resultados. Concluímos que existe uma carência de publicações sobre o tema infecção hospitalar no Brasil, mostrando o perfil nacional e regional. Foi observado que essa limitação se estendeu sobre a quantidade de microrganismos estudados e analisados, mostrando superficialidade do panorama estudado. E ainda sim, evidenciamos a gravidade do acometimento dos pacientes com IH, justificando a necessidade de mais estudos sobre o tema.

Autor: EDUARDO MENDES DE CARVALHO