A SCIH é responsável por prevenir e controlar infecção hospitalar, bem como pelo treinamento dos profissionais envolvidos, portanto utilizar estratégias/táticas para prevenção é de suma importância, bem como, conhecer as táticas que a equipe melhor aceita.

Este é um estudo descritivo, quantitativo, com a utilização de um questionário aplicado aos profissionais de Enfermagem, sendo estes Enfermeiros assistenciais e Enfermeiros de SCIH. Objetivos: Conhecer as táticas de influência mais utilizadas por enfermeiros de SCIH. Identificar as táticas que influenciam os Enfermeiros assistenciais a aderirem aos programas de combate à infecção hospitalar e traçar um comparativo entre as respostas dadas pelos enfermeiros de SCIH e enfermeiros assistências.

Resultados: A dimensão mais utilizada pelos Enfermeiros de SCIH e Enfermeiros assistenciais foi a de atribuição de responsabilidade. Conclusão: O enfermeiro do SCIH deve ampliar seu relacionamento com os Enfermeiros de campo, dividir responsabilidades e utilizar as táticas que eles mais aceitam, com isso, diminuirá consideravelmente os riscos de infecção hospitalar.

 

Autoras: Fernanda Donizetti Sannicola & Ivani Cristina Santos Costa