Conheça três estratégias para segurança do paciente que podem ser empregadas durante uso de tecnologias em saúde.

Esta monografia trata da apresentação do uso de três técnicas de análise de usabilidade adotadas em engenharia de fatores humanos (EFH) na área da saúde (Shadowing, Analise Heurística e Teste de usabilidade) como forma de reduzir a ocorrência de eventos adversos (danos) que as tecnologias (equipamentos e sistemas) podem causar aos pacientes no ambiente hospitalar.

É possível que eventos adversos possam ser evitados quando as técnicas de análise e avaliação (ferramentas) adequadas são aplicadas antes da entrada e uso no paciente do equipamento no ambiente hospitalar. As técnicas apresentadas podem ser utilizadas de forma única ou em conjunto com obtenção de diferentes detalhes e informações.

Objetivo e entender, sobretudo, como o usuário atua e se relaciona com o equipamento durante o uso. A análise dos resultados permite que os hospitais possam optar sobre quais são as melhores opções e possibilidades de tecnologias a serem incorporadas, possibilitando a maximização da segurança do paciente e usuário final.

 

Autoras: Maria de Fátima Medeiros Rodrigues e Suely Alcântara Araújo