Documento da OMS fornece recomendações provisórias atualizadas sobre o uso de máscaras por profissionais de saúde que prestam atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, à luz da rápida disseminação da variante Omicron do SARS-CoV-2.
Recomendações:
1) Um respirador (FFP2, FFP3, N95 aprovado pelo NIOSH ou equivalente ou com certificado de respirador) ou uma máscara médica deve ser usada por profissionais de saúde junto com outros equipamento de proteção (EPI) – bata, luvas e proteção para os olhos – antes de entrar em uma sala onde há um paciente com suspeita ou confirmação de COVID-19.
Os respiradores devem ser usados nas seguintes situações:
em ambientes de cuidados onde a ventilação é sabidamente ruim* ou não pode ser avaliada ou o sistema de ventilação não é adequado;
com base nos valores e preferências dos profissionais de saúde e na sua percepção do que oferece a melhor proteção possível para prevenir a infecção por SARS-CoV-2.
Nota: esta recomendação se aplica a qualquer ambiente onde o atendimento seja prestado a pacientes com suspeita ou COVID-19 confirmado, incluindo atendimento domiciliar, instalações de cuidados de longo prazo e ambientes de cuidados comunitários.
(Nova recomendação condicional, baseada em evidência de certeza muito baixa)**
2) Um respirador deve sempre ser usado junto com outros EPIs (veja acima) pelos profissionais de saúde realizando procedimentos geradores de aerossol (PGA) e por profissionais de saúde de plantão em ambientes onde os PGA são realizados regularmente em pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, como unidades de terapia intensiva, unidades de terapia semi-intensiva ou departamentos de emergência.
(Recomendação existente, com força modificada de condicional para forte, com base em valores muito baixos de evidência de certeza)
3) O encaixe adequado da máscara deve sempre ser garantido (para respiradores através do teste de encaixe inicial e verificação de vedação e máscaras médicas por meio de métodos para reduzir o vazamento de ar ao redor da máscara) assim como a conformidade com o uso apropriado de EPI e outras precauções.
(Declaração de Boas Práticas Existentes)
Editado por Laura Czekster Antochevis
Contatos: laura@ccih.med.br ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104