Brasil faz parte desta meta
Durante o 150º Conselho Executivo (CE) da OMS, os itens da Agenda de Imunização 2030 (IA2030), Prevenção e controle de infecções e o roteiro global para derrotar a meningite até 2030 foram agrupados para discussão. Um total de 40 oradores, incluindo 33 delegados dos Estados-Membros e 7 organizações de atores não estatais tomaram a palavra.
Doze Estados Membros das seis regiões da OMS fizeram declarações de apoio específicas no relatório do roteiro global sobre como derrotar a meningite até 2030 (EB150/3).
Essas declarações apoiaram fortemente a implementação do roteiro e expressaram seu compromisso. Vários Estados-Membros destacaram os progressos realizados até à data e os desafios específicos que com a implementação do roteiro serão superados. Ressaltou-se também a importância de estabelecer mecanismos de coordenação e quadros políticos.
Os Estados Membros também destacaram a relevância e a necessidade de integrar a prevenção e o controle da meningite na Atenção Primária à Saúde, para melhorar as atividades de vacinação, bem como as atividades de diagnóstico e tratamento, expandindo a capacidade no nível periférico.
Nas suas declarações, a Diretora-Geral Adjunta destacou o quão inovador foi o roteiro, pois tratou a meningite não apenas como uma doença infecciosa que muitas vezes pode ser prevenida e tratada, mas também com um forte foco no apoio e cuidado às pessoas que vivem com deficiência após um episódio de meningite.
Em seu discurso de encerramento, o Diretor-Geral também destacou o quão essencial era integrar as atividades de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento na atenção primária à saúde, para derrotar a meningite.
Editado por Laura Czekster Antochevis
Contatos: laura@ccih.med.br ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104