O FUTURO PEDE PROFISSIONAIS ATUALIZADOS COMO VOCÊ!
O ambiente é apontado como importante reservatório de microrganismos, especialmente os multirresistentes (MR) que, muitas vezes sobrevivem por tempo prolongado nas superfícies (grades de cama, painéis de ventilador mecânico, maçanetas das portas, teclados de computadores), principalmente, se neste ambiente, houver matéria orgânica que favorece a proliferação de microrganismos e o aparecimento de insetos, roedores e outros.
A limpeza/desinfecção do ambiente hospitalar, que muitos administradores e profissionais acreditam ser simples, pois não envolve o cuidado direto ao paciente, é repleta de desafios. Papéis e responsabilidades para a execução da limpeza, decisões sobre quais produtos usar e como usá-los, materiais e equipamentos relacionados e os processos de limpeza são apenas alguns deles.
Muitas vezes, intervenções para redução da colonização e infecção dos pacientes envolvem os cuidados ambientais adequados. O papel e percepção para apoio organizacional do trabalho de equipe de serviços de limpeza e sua organização é bastante importante para a implementação de qualquer intervenção.
Serão realizadas lives periódicas com a coordenadora do curso, Cláudia Vallone e demais professores, para tutoria das dúvidas, discussão de casos e troca de experiências.