Teste seus conhecimentos!
Elaborado pelo Farmacêutico Gessualdo Junior
Acompanhe o seguinte caso:
Marta acredita que sua filha, Júlia, tem um forte resfriado. Preocupada que os sintomas de sua filha possam piorar, Marta leva Júlia a uma clínica de atendimento de urgência. Ela espera que o médico receite um antibiótico para Júlia, porque acredita que os antibióticos vão ajudar Júlia a se sentir melhor. Um antibiótico ajudará Júlia a se sentir melhor se ela tiver um resfriado?
Verdadeiro
Falso
Antibióticos não são eficazes contra vírus, como os que causam resfriados, gripes e bronquites, e, portanto, não ajudarão a aliviar essas condições. Eles são úteis apenas no tratamento de infecções bacterianas.
Continuando…
Na clínica de atendimento de urgência, Júlia recebe o diagnóstico de um resfriado, e não são prescritos antibióticos. Vários dias depois, Júlia está melhorando, mas ainda apresenta alguns sintomas do resfriado. Marta pergunta se os antibióticos podem ajudar agora, então ela liga para o pediatra de Júlia. No entanto, o resfriado comum pode apresentar sintomas que persistem por 10-14 dias, e antibióticos não serão eficazes.
Verdadeiro
Falso
Os sintomas do resfriado podem durar de 10 a 14 dias. Antibióticos não ajudarão, pois doenças como resfriados e gripes são causadas por vírus.
O que você faria?
Marta lembra que tem alguns antibióticos sobrando da última vez que Júlia estava doente e pergunta ao pediatra de Júlia se esse antibiótico pode ajudar caso ela não melhore. O que Marta deve fazer com os antibióticos que sobraram?
Dar a Júlia para o resfriado
Guardar para a próxima infecção/doença
Emprestar a amigos e familiares
Descartar adequadamente
Medicamentos vencidos ou não utilizados podem ser descartados por meio de programas de devolução de medicamentos em sua cidade ou comunidade. É importante frisar que os medicamentos não podem ser descartados no lixo, esgotos e no meio ambiente.
Casos adaptados e retirados de: https://www.cdc.gov/antibiotic-use/quiz.html