Você sabia que disclosure é a ação de comunicar ao paciente ou seu familiar a ocorrência de um evento adverso? veja aqui importantes dicas.
Confira os princípios do processo de disclosure aberto:
1. Comunicação aberta e oportuna
Se as coisas correrem mal, o paciente, a sua família e os cuidadores devem receber informações sobre o que aconteceu de forma oportuna, aberta e honesta. O processo de disclosure (ou divulgação) aberta é fluido e muitas vezes envolverá o fornecimento de informações de maneira contínua.
2. Reconhecimento
Todos os eventos adversos devem ser informados ao paciente, sua família e cuidadores assim que possível. As organizações de serviços de saúde devem reconhecer quando ocorreu um evento adverso e iniciar o processo de disclosure.
3. Pedido de desculpas ou expressão de arrependimento
O mais cedo possível, o paciente, seus familiares e cuidadores devem receber um pedido de desculpas ou expressão de arrependimento por qualquer dano resultante de uma situação de evento adverso. Um pedido de desculpas ou expressão de arrependimento deve incluir as palavras “Sinto muito” ou “lamentamos”, mas não deve conter declarações especulativas, admissão de responsabilidade ou repartição de culpa.
4. Apoiar e atender às necessidades e expectativas dos pacientes, seus familiares e cuidadores
O paciente, sua família e cuidadores podem esperar ser:
· totalmente informado dos fatos que envolvem um evento adverso e suas consequências;
· tratado com empatia, respeito e consideração;
· apoiados de forma adequada às suas necessidades.
5. Apoiar e atender às necessidades e expectativas daqueles que provem os cuidados em saúde
As organizações de serviços de saúde devem criar um ambiente em que todos os funcionários são:
· encorajados e capazes de reconhecer e relatar eventos adversos;
· preparados através de treinamento e educação para participar de atividades de disclosure;
· apoiado através do processo de disclosure.
6. Gestão integrada de riscos clínicos e melhoria de sistemas
A revisão clínica completa e investigação de eventos adversos e resultados devem ser conduzidos através de processos que se concentrem na gestão do risco clínico e melhoria da qualidade. Resultados destas revisões devem se concentrar na melhoria dos sistemas de atendimento e ser revisadas para sua eficácia. As informações obtidas sobre incidentes a partir do disclosure devem ser incorporadas no processo de divulgação deve ser incorporado na atividade de melhoria da qualidade.
7. Governança adequada
O disclosure requer boas estruturas de governança e risco clínico, e processos de melhoria da qualidade. Através destes sistemas, os eventos devem ser investigados e analisados para evitar que se repitam. A governança adequada envolve um sistema de responsabilização através da gestão sênior, executiva ou do órgão de governo de uma organização de serviços de saúde para garantir que as mudanças apropriadas são implementadas e a sua eficácia é revista. A boa governança deve incluir a monitorização e a elaboração de relatórios internos sobre o desempenho.
8. Confidencialidade
Políticas e procedimentos devem ser desenvolvidos pelos serviços de saúde com total consideração pela privacidade e confidencialidade do paciente e do médico, em conformidade com a legislação relevante (incluindo legislação federal, estadual e territorial sobre privacidade e registros de saúde).
Fonte:
Sinopse por:
Laura Czekster
Link: https://www.linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104/