Os aventais de isolamento são fundamentais na rotina de diversos profissionais de saúde, mas como escolher o mais adequado entre as diversas opções disponíveis? Esse estudo avalia a performance física de aventais de isolamento descartáveis, considerando os principais fatores relacionados a performance e comparando com o nível de proteção declarado.
Qual a justificativa do estudo?
A performance de equipamentos de proteção individual é fator fundamental nos ambientes de cuidados de saúde. Dentre os EPIs mais comumente utilizados, os aventais de isolamento têm particular importância visto que protegem profissionais em situações de provável exposição a sangue, fluídos corporais, secreções e excreções ou quando há necessidade de proteger a pele e vestimentas para evitar contaminação e disseminação de patógenos. Mesmo sendo um componente de segurança importante, problemas com a performance de aventais de isolamento não são raros.
Objetivo: performance física de aventais
Esse estudo teve como objetivo avaliar a performance física de 22 modelos de aventais de isolamento de 6 fabricantes. Além disso, buscou oferecer respaldo científico para elaboração de especificações padrão que determinem critérios fundamentais de design e performance para aventais de isolamento.
Qual a metodologia utilizada?
O desempenho de 22 modelos de aventais de isolamento, sendo 20 comercializados e 2 experimentais, foi avaliado. A avaliação da performance física considerou diversas propriedades – espessura, peso, resistência a tração, resistência a rasgos e resistência da costura – e foram utilizados métodos de teste padrão. Amostras de cada modelo foram categorizadas e a performance nos testes confrontadas com o nível de barreira declarado na embalagem.
Quais os principais resultados?
Houve grande variação na performance física dos diferentes modelos devido às diferenças nas fibras e nos métodos de construção dos aventais. As características de resistência à tração, a rasgos e das costuras variou consideravelmente, contudo, apenas a resistência à tração apresentou relação linear com os níveis de barreira declarados. Além disso, a construção do tecido (i.e. tipo de fibra utilizado, modalidade e densidade de trama, etc) demonstrou-se um fator importante para a performance dos aventais.
Quais as conclusões dos autores?
Os autores concluem ressaltando a influência das propriedades de construção dos aventais sobre a performance física desses EPIs; sendo que o tipo de fibra utilizado e os métodos de produção adotados afetam diretamente o resultado final. Destacam ainda que a normativa de classificação do nível de proteção declarado não levava em consideração a interação entre as diversas propriedades, de forma que houve casos em que a performance física se mostrou inferior àquela declarada. Com base no trabalho realizado, um novo padrão foi publicado (American Society of Testing and Materials International F3352) e reconhecido pelo FDA.
Tags: proteção, epi, aventais, contaminação
Fonte: Selcen Kilinc-Balci F. (2023). Evaluation of the physical performance of disposable isolation gowns. American journal of infection control, 51(11), 1201–1207. https://doi.org/10.1016/j.ajic.2023.04.169
Sinopse por: Maria Julia Ricci
Instagram https://www.instagram.com/mariajuliaricci_/
LinkedIn www.linkedin.com/in/mariajuliaricci
Email [email protected]
Links relacionados:
Como deve atuar uma CCIH e elaborar seu programa de controle de infecção – https://www.ccih.med.br/como-deve-atuar-uma-ccih-e-elaborar-seu-programa-de-controle-de-infeccao/
A importância das culturas de vigilância para a prevenção de IRAS – https://www.ccih.med.br/a-importancia-das-culturas-de-vigilancia-para-a-prevencao-de-iras/
mBA Gestão em saúde e controle de infecção: https://www.ccih.med.br/cursos-mba/mba-ccih-gestao-em-saude-e-controle-de-infeccao/
Saiba mais sobre infecção hospitalar: https://www.ccih.med.br/como-e-por-que-controlar-as-infeccoes-hospitalares/