fbpx

CCIH CURSOS: HÁ 21 ANOS DISSEMINANDO SABEDORIA

CCIH-LOGO-NOVA

ANVISA lança notas técnicas de interesse para o controle de infecção

ANVISA lança notas técnicas de interesse para o controle de infecção.

📢 ATENÇÃO, PROFISSIONAIS DE SAÚDE! 📢

Dia 02/02/2025, a ANVISA lançou as Notas Técnicas GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA nº 01, 02, 03, 04 e 05/2025, trazendo orientações atualizadas sobre a vigilância e notificação das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e da Resistência aos Antimicrobianos (RAM) em serviços de saúde.

🔍 O que você precisa saber:

  • NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA nº 01 / 2025. Orientações para vigilância das IRAS e RAM.

– A atualização incluiu os serviços de saúde intra-hospitalares ou extra-hospitalares que realizam injeções intravítreas de medicamentos* e cirurgias oftalmológicas, como a facectomia (cirurgia de catarata).

– Também traz novos indicadores para monitoramento, incluindo Taxa de Endoftalmites relacionadas a Facectomia (cirurgia de catarata) e Taxa de Endoftalmites relacionadas a Injeção intravítrea de medicamentos* (excetominjeção intravítrea para aplicação de antimicrobianos por suspeita de endoftalmite).

*Observação: Exceto injeção intravítreo para aplicação de antimicrobianos por suspeita de endoftalmite.

Link: Nota Tecnica 01_2025_Vigilancia_das_IRAS 02.01.2025 FINAL

  • NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA nº 02/2025: Orientações para a notificação dos Indicadores Nacionais das IRAS e RAM.

– O documento inclui formulários nacionais de notificação de IRAS (Limesurvey) destinados à notificação mensal dos dados de IRAS que ocorrem nos nos serviços oftalmológicos intra-hospitalares e extra-hospitalares de todo o país.

– A partir de 2025, o Formulário de Notificação de covid-19 adquirida durante internação hospitalar (IRAS covid-19), será desativado e os dados não serão mais coletados pela Anvisa, porém, os serviços precisam continuar a vigilância destes indicadores e realizar a notificação de casos de surtos de infecções (IRAS covid-19 adquiridas durante a internação em hospitais) utilizando o formulário nacional de notificação de surtos infecciosos disponibilizado pela Anvisa.

– O documento destaca as alterações realizadas nos formulários de UTIs, diálise e infecções de sítio cirúrgico.

Link: Nota técnica 02_2025 – Indicadores de IRAS – 02.01.2025 FINAL

  • NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA Nº 03/2025. Critérios Diagnósticos das IRAS de notificação nacional obrigatória.

– Não ocorreram alterações no capítulo 1.

– No capítulo 2 onde havia <35ºC foi alterado para <36ºC.

– No capítulo 3, ocorreram muitas alterações nos critérios das infecções de sítio cirúrgico (ISC). A partir de 2025, as ISC serão notificadas no Formulário Nacional de Notificação de forma separada em: ISC incisional (superficial e profunda) e ISC órgão/cavidade.

Link: Nota Tecnica 03_2025_Critérios diagnósticos de IRAS 2025 – 02.01.2025 FINAL

  • NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA nº 04 / 2025. Orientações para vigilância das IRAS e RAM em serviços de diálise.

– A adesão à notificação mensal dos dados de IRAS  é um indicador da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Diálise. Serviços com não conformidade nesse indicador são classificados como de baixa adesão às práticas de segurança.

– Paciente com insuficiência renal aguda que realizar alguma sessão de hemodiálise em serviço de diálise de paciente crônico, não deve ser incluído no denominador ou no numerador.

– Paciente com insuficiência renal crônica ou aguda que esteja hospitalizado e que realize alguma sessão de hemodiálise em serviço de diálise de paciente crônico, não deve ser incluído no denominador ou no numerador do mês de vigilância.

– No monitoramento do número pacientes submetidos a HD com cateter temporário/não tunelizado por mais de 3 meses no mês, devem ser incluídos também aqueles que realizaram troca de cateter durante esse período.

– Incluído monitoramento do número de pacientes que receberam vancomicina intravenosa no mês.

– Alterações nos critérios diagnósticos de Bacteremia (infecção de corrente sanguínea) associada ao acesso vascular.

Link: Nota técnica 04_2025 notificação em diálise – 02.01.2025 FINAL

  • NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/DIRE3/ANVISA nº 05 / 2025. Orientações para a vigilância das endoftalmites relacionadas aos procedimentos oftalmológicos invasivos.

– As orientações contidas nesta Nota Técnica destinam-se a todos os serviços de oftalmológicos intra-hospitalares e extra-hospitalares que realizam procedimentos oftalmológicos invasivos, mais especificamente: facectomias (cirurgias de catarata) e injeção intravítreo de medicamentos (exceto injeção intravítreo para aplicação de antimicrobianos por suspeita de endoftalmite).

– A partir de 2025, são indicadores de notificação nacional obrigatória para a Anvisa: endoftalmites relacionadas às facectomias (cirurgias de catarata) e injeções intravítreo de medicamentos.

Link: Nota técnica 05_2025 IRAS em oftalmologia 02.01.2025 FINAL

Sintetizado por:

Beatriz Grion

https://www.linkedin.com/in/beatriz-alessandra-rudi-grion-57213315b/

https://www.instagram.com/beatrizgrion/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress
×