Como em toda virada de ano, a ANVISA revisou as notas técnicas relacionadas ao controle de infecção, fazendo pequenas alterações apenas na nota referente aos indicadores nacionais de IRAS e resistência microbiana.
Desde 2010, esses formulários são revisados anualmente para a realização de adequações e melhorias. Para a elaboração dos formulários de notificação de 2024 foram consideradas as sugestões recebidas pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde – GVIMS/GGTES/Dire3/Anvisa, no decorrer do ano de 2023.
Em 2023 foram recebidas poucas sugestões de melhorias para os formulários. Portanto, o formulário de notificação 2024 possui poucas alterações em relação ao de 2023.
As princiapis alterações foram as seguintes:
Alguns verificadores foram inseridos nos formulários para chamar atenção dos dados que precisam ser revisados.
A triagem da resistência a metilicina/oxacilina em Staphylococcus deve ser avaliada por meio do disco de cefoxitina. No entanto, o laboratório reporta o resultado para oxacilina. Dessa forma, para facilitar o entendimento da CCIH, os formulários foram alterados e não consta mais a cefoxitina, mas sim a oxacilina, como nos anos anteriores.
Assim, para o ano de 2024, a notificação deverá ser: Staphylococcus aureus testado para oxacilina; e Staphylococcus aureus resistente a oxacilina. Do mesmo modo se dará para Staphylococcus coagulase negativo.
No formulário de notificação do consumo de solução alcólica foi incluída uma lista com os nomes dos serviços de saúde com UTI, assim como ocorre nos outros formulários, para que o responsável pela notificação não precise mais escrever o nome do serviço, mas apenas identificá-lo nessa lista.
Link para a nota técnica que foi alterada: ANVISA revisa notas técnicas relacionadas ao controle de infecção