Recente aumento nos casos de COVID-19 sobrecarregou os sistemas de saúde
Os casos de COVID-19 caíram em um terço nas Américas esta semana, mas os profissionais de saúde continuam enfrentando condições desafiadoras devido a sistemas que não estão preparados para apoiá-los, afirmou nesta quarta-feira (9) a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne.
“Quando os casos aumentam exponencialmente, como nas últimas semanas, a carga recai principalmente sobre as pessoas que impulsionam nossos sistemas de saúde”, disse Etienne. “Para eles, não há nada de leve nessa onda de Ômicron.”
Com as infecções chegando à marca de 4,8 milhões (uma queda de 31% em relação à semana passada) e 33 mil novas mortes, a diretora da OPAS disse que a região continua presa à última onda de COVID-19 e pediu aos países que aproveitem as lições aprendidas com a pandemia até o momento à medida que as clínicas e os hospitais voltam a ficar lotados.
As infecções também estão diminuindo na América Central e do Sul, mas as mortes continuam aumentando nessas áreas. As hospitalizações também estão aumentando na maioria dos países do Cone Sul.
Editado por Laura Czekster Antochevis
Contatos: laura@ccih.med.br ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104