Promoção Juho Azul Celeste - Inscrição por apenas R$ 50,00 e mensalidades por apenas R$ 250,00

Os aventais de isolamento são uma das peças cruciais entre os equipamentos de proteção individual (PPE) para evitar a migração de microrganismos e fluidos corporais de pacientes para pessoal de saúde e vice-versa. Vestir várias camadas de aventais de isolamento poderia aumentar a resistência à penetração do fluido. Este estudo investiga se a utilização de 2 camadas de aventais de isolamento de nível de barreira inferior atende aos requisitos de eficácia de barreira de um único avental de isolamento de nível de barreira superior. 

Qual a justificativa do estudo?

Os aventais de isolamento são uma das peças cruciais entre os equipamentos de proteção individual (PPE) para evitar a migração de microrganismos e fluidos corporais de pacientes para pessoal de saúde e vice-versa. Os aventais de isolamento inferiores em termos de resistência ao fluido, podem potencialmente colocar vidas em perigo. Vestir várias camadas de aventais de isolamento poderia aumentar a resistência à penetração do fluido.

Qual o objetivo do estudo?

Este estudo investiga se a utilização de 2 camadas de aventais de isolamento de nível de barreira inferior atende aos requisitos de eficácia de barreira de um único avental de isolamento de nível de barreira superior.

Qual metodologia foi empregada?

Três modelos de aventais de isolamento Nível 2, segundo a classificação da ANSI/AAMI (American National Standards Institute/Association for the Advancement of Medical Instrumentation), comumente usados ​​foram selecionados e testados em configurações de camada única e dupla camadas de acordo com os requisitos PB70 – um sistema de classificação de equipamentos de proteção – da ANSI/AAMI.

Quais os principais resultados?

Total de 240 experimentos foram realizados para analisar os efeitos do modelo de vestido, região de tecido e número de camadas de vestido nos resultados do teste AATCC 127 e AATCC 42. Em relação à AATCC 42, houve uma diferença significativa entre os diferentes modelos vestidos, e o número de camadas de vestido. Semelhante aos resultados da AATCC 42, houve diferença significativa entre os diferentes modelos de vestido, e o número de camadas de vestido para a AATCC 127; Além disso, as regiões de vestido também foram significativamente diferentes.

Foram realizados 240 experimentos para analisar os efeitos do modelo do avental, região do tecido e número de camadas nos resultados dos testes AATCC 127 e AATCC42 (testes standard para avaliar propriedades técnicas de tecidos, sendo respectivamente relacionados a pressão hidrostática e penetração por impacto).

Quais as conclusões e recomendações finais?

Os resultados do teste demonstraram que as configurações de vestido de isolamento de camada dupla nem sempre fornecem resistência de penetração de fluidos iguais, conforme necessário para um vestido de isolamento de nível 3 de nível único usando os métodos de teste padrão especificados no ANSI / AAMI PB70.

Os resultados dos testes – utilizando os métodos de teste padrão especificados pelo ANSI-AAMI PB70 – demonstraram que a configuração de camada dupla de aventais de isolamento de resistência inferior nem sempre fornecem a resistência necessária a penetração de fluidos – ou seja, a sua proteção não se equipara aquela de um único avental de isolamento de Nível 3.

Quais as limitações do estudo?

Os autores não citam limitações.

Que críticas e observações?

O estudo em questão apresenta uma metodologia inteligente, utilizando métodos de teste certificados e de acordo com as diretrizes das agências de regulamentação nacionais, no caso americanas. É sempre oportuno recordar as motivações e a precisa metodologia nas quais se embasam as metodologias das agencias de regulamentação do âmbito sanitário e utilizá-las durante a tomada de decisões.

A quem interessar, os testes técnicos AATCC 42 e 127 encontram-se ilustrados e disponibilizados pelo Groupe TCC no YouTube. https://www.youtube.com/channel/UCKv5yadR27zoNumYy7be73Q/videos

Fonte: Kahveci Z, Kilinc-Balci FS, Yorio PL. Barrier resistance of double layer isolation gowns. Am J Infect Control. 2021 Apr;49(4):430-433.

Sinopse por: Maria Julia Ricci

Email: [email protected]

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mariajuliaricci/

Instagram: @mariajuliarcicci_



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.