Durlobactam-sulbactam – Está sabendo do novo antibiótico aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration)?
Recentemente o FDA aprovou o Xacduro (durlobactam-sulbactam para injeção), um novo tratamento para pneumonia bacteriana adquirida no hospital e pneumonia bacteriana associada à ventilação mecânica, causada por cepas suscetíveis de bactérias do Complexo Acinetobacter baumannii-calcoaceticus, para pacientes com 18 anos de idade ou mais.
Qual o espectro de ação do durlobactan-sulbactam?
Xacduro consiste em sulbactam, um medicamento estruturalmente relacionado à penicilina, e durlobactam. Sulbactam mata A. baumannii enquanto durlobactam protege sulbactam de ser degradado por enzimas que podem ser produzidas por A. baumannii.
A eficácia de Xacduro foi estabelecida em um ensaio clínico de não inferioridade multicêntrico, controlado, aberto (investigador não cego, avaliador cego) em 177 adultos hospitalizados com pneumonia causada por A. baumannii resistente a carbapenêmico. Os pacientes receberam Xacduro ou colistina (um antibiótico comparador) por até 14 dias.
Daqueles que receberam Xacduro, 19% (12 de 63 pacientes) morreram, em comparação com 32% (20 de 62 pacientes) que receberam colistina; isso demonstrou que o Xacduro não era inferior à colistina.
Resumido por Laura Czekster Antochevis
https://www.linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104/