Confira neste Boletim a recente publicação da Nota Técnica sobre mutirões de assistência à saúde, a revisão das notas técnicas relacionadas ao controle de infeccção pela ANVISA, a atualização do guideline sobre prevenção e controle de infecções no contexto da Covid-19 pela OMS e outros conteúdos publicados em nosso site e redes sociais!
Anvisa publica Nota Técnica sobre mutirões de assistência à saúde
A NT 31/2023 trata dos serviços que realizam atendimento em regime de mutirão, para garantir a qualidade na prestação de serviços de saúde e a segurança dos pacientes. Confira as principais normas e orientações gerais da publicação.
Link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-publica-orientacoes-sobre-mutiroes-de-assistencia-a-saude
Anvisa revisa notas técnicas relacionadas ao controle de infecção.
Como em toda virada de ano, a ANVISA revisou as notas técnicas relacionadas ao controle de infecção, fazendo pequenas alterações apenas na nota referente aos indicadores nacionais de IRAS e resistência microbiana. Conheça as principais alterações!
Link: https://www.ccih.med.br/anvisa-revisa-notas-tecnicas-relacionadas-ao-controle-de-infeccao/
Dicas para exercer uma liderança inspiradora em serviços de saúde.
O que podemos fazer para engajar equipes de saúde? Veja este bate papo interessante entre nossos professores Eduardo Aguiar e Olivia Palmeira sobre como líderes devem inspirar a equipe de saúde para que os melhores resultados da sua prática profissional ocorra de forma mais natural.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=x1tweomX3rw
OMS atualiza guideline sobre prevenção e controle de infecções no contexto da Covid-19.
A atualização desta diretriz considera a transição das atividades críticas de resposta a emergências, para atividades de prevenção, controle e gestão da doença COVID-19 a longo prazo. O documento enfatiza as precauções padrão e precauções baseadas na transmissão em ambientes de cuidados de saúde Também aborda a adoção de práticas de saúde pública em ambientes comunitários. As recomendações atualizadas para as unidades de saúde incluem um enfoque na hierarquia das medidas de controle, nas precauções padrão e baseadas na transmissão e nas medidas que envolvem o fornecimento de água, saneamento e higiene.
Saiba mais em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-2019-nCoV-IPC-guideline-2023.4
Duração da antibioticoterapia empírica na suspeita de sepse neonatal.
O diagnóstico de sepse e a antibioticoterapia empírica em UTI neonatal é um grande desafio para a CCIH. O estudo entitulado “Implementation of a 24-hour empiric antibiotic duration for negative early-onset sepsis evaluations to reduce early antibiotic exposure in premature infants” avaliou a segurança da redução da duração da antibioticoterapia empírica em caso de suspeita de sepse neonatal precoce com hemocultura negativa. Confira os resultados desse estudo em nosso site!
Saiba mais em: https://www.ccih.med.br/duracao-da-antibioticoterapia-empirica-na-suspeita-de-sepse-neonatal/
Boletim organizado por:
Beatriz Grion
https://www.linkedin.com/in/beatriz-alessandra-rudi-grion-57213315b/
Antonio Tadeu Fernandes
https://www.linkedin.com/in/mba-gest%C3%A3o-ccih-a-tadeu-fernandes-11275529/