Muita informação importante fornecemos em fevereiro. Veja neste boletim quais foram as principais atividades do Instituto CCIH+ em fevereiro e acesse pelo link anexo no boletim a publicação na íntegra.
I Jornada Imersiva em Governança Clínica
📅 Data: 22 de março | ⏰ Horário: A partir das 08h50
Em março, a CCIH Cursos convida você para a I Jornada Imersiva em Governança Clínica, um evento gratuito e exclusivo com grandes especialistas da área. Aproveite esta oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre um dos temas mais estratégicos da gestão em saúde!
🔹 Programação:
✅ Governança Clínica – Laura Berquó
✅ Acreditação: um meio para a governança clínica – Claudia Vallone
✅ Formação de líderes em governança clínica – Marcius Presres
Garanta sua vaga e participe dessa jornada de aprendizado com professores renomados. Não perca! 🚀
Inscreva-se agora e garanta sua vaga: https://cursos.ccih.med.br/jornada-de-governanca
Reestruturação do MBA de segurança do paciente, qualidade e epidemiologia hospitalar (MBAEQS)
Além de introduzir um conteúdo atualizado de governança clínica, reestruturamos a sequência de módulos para todos alunos que se matriculem no curso a partir de maço de 2025.
Iniciaremos o curso com gestão da qualidade e acreditação e a seguir: segurança do paciente; seguranças em atividades intrínsecas dos serviços de saúde; governança clínica; gestão do sistema de saúde; epidemiologia hospitalar e o processo de decisão em saúde e finalizando implantação da vigilância epidemiológica hospitalar, de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde 1.693/21 que instituiu a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) e o Núcleo Hospitalr de Epidemiologia.
Com essas alterações você começa com aspectos teórico-práticos de gestão e segurança do paciente, passa pela governança clínica, para depois entender a importância da epidemiologia, apoiando a gestão dos indicadores e a integração de todas as comissões intra-hospitalares entre si e com a alta administração da instituição. Com isso, o seu trabalho terá maior visibilidade, mais efetividade, propiciando novas oportunidades de promoção na sua carreira e excelentes resultados para sua instituição, abrindo múltiplos horizontes profissionais, além de cumprir a legislação vigente.
Importante: para os alunos atuais ou concluídos, como o acesso é permanente, o módulo de governança clínica estará disponível para vocês na plataforma EAD e aqueles que assistirem receberão um certificado de cursos de extensão em governança clínica.
Link para maiores informações: https://www.ccih.med.br/cursos-mba/mba-eqs-epidemiologia-hospitalar-qualidade-e-seguranca-do-paciente/
Interação em fevereiro
No mês de fevereiro nossos alunos atuais ou concluídos tiveram a oportunidade única de discutir suas dúvidas com os seguintes professores: Kazuko e Rafael (CME), Cassiana (EQS), Tadeu e Karine (CCIH). Sempre as quintas-feiras temos essa possibilidade de uma consultoria com verdadeiros ícones, numa programação exclusiva, que é divulgada nos grupos de whatsApp de alunos atuais e concluídos.
SuperAção em Fevereiro
Em fevereiro, tivemos importantes atualizações na TV CCIH. Iniciamos o mês, com a Enf. Jara Loureiro abordando metodologias Lean aplicadas ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), destacando como essa abordagem otimiza o controle de infecções, reduz as IRAS e reforça a segurança do paciente. Confira neste link: https://www.youtube.com/watch?v=l86HXLm1kQI
Em seguida, a Enf. Ariane apresentou um resumo claro das principais mudanças nas Notas Técnicas da ANVISA de 2025 e comentou os desafios da implementação dessas atualizações. Confira neste link: https://www.youtube.com/watch?v=pRIddu-CwJo
No dia 18/02, contamos com a participação da Professora e Coordenadora do Curso de CME, que discutiu práticas seguras na descontaminação de transdutores endovaginais. Confira neste link:https://www.youtube.com/watch?v=XoKhUmlZnS8
Encerramos fevereiro com o Prof. Dr. Reginaldo, esclarecendo as mudanças trazidas pela Nota Técnica nº 05/2025 da ANVISA, que orienta sobre a vigilância de endoftalmites relacionadas a procedimentos oftalmológicos invasivos. https://www.youtube.com/watch?v=6AJMLZYEhj8
Não perca estes conteúdos essenciais! Todos estão disponíveis no site e no canal do YouTube do Instituto CCIH +.
Confira os destaques do mês de Fevereiro/2025.
Apresentamos as principais atualizações e conteúdos do mês de fevereiro de 2025, com foco em modernização dos critérios diagnósticos das infecções hospitalares,
Principais mudanças propostas nos critérios diagnósticos de IRAS da ANVISA, uma proposta inovadora:
Integração de Novas Tecnologias Diagnósticas, Critérios Revisados para Infecções Associadas a Dispositivos, Padronização e Comparabilidade dos Dados, Revisão dos Critérios Clínicos e Radiológico e Envolvimento Ativo das Comissões de Controle de Infecção. As novas diretrizes reforçam o papel das equipes de controle de infecção, não apenas na implementação dos critérios, mas também na análise crítica e na atualização contínua das práticas de diagnóstico.
Saiba mais em nosso site: https://www.ccih.med.br/principais-mudancas-nos-criterios-diagnostidos-de-iras-da-anvisa-em-2025/
Resumo do Manual para manejo dos surtos hospitalares
Em fevereiro, na CCIH Revistas, divulgamos o “Manual de Surtos Hospitalares”, elaborado pelo Ministério da Saúde da Arábia Saudita. O documento destaca a importância da detecção precoce, notificação imediata, investigação detalhada e controle efetivo de surtos. Apresenta ainda ferramentas essenciais para o monitoramento, como a curva epidêmica, e aborda medidas específicas para prevenção de surtos provocados por patógenos multirresistentes.
Saiba mais em nosso site:https://www.ccih.med.br/resuno-do-manual-para-manejo-de-surtos-hospitalares/
Infecção hospitalar em neonatos por Gram negativos- um risco crescente
Em fevereiro de 2025, a CCIH Cursos publicou um artigo destacando o aumento das infecções hospitalares por bactérias Gram-negativas multirresistentes em neonatos. O estudo evidenciou que o uso prévio de antimicrobianos de amplo espectro, especialmente carbapenêmicos e cefalosporinas de quarta geração, está associado a um risco significativamente maior de infecções da corrente sanguínea nesses pacientes. Além disso, fatores como o uso de cateter venoso umbilical e intubação prévia também aumentam o risco de infecção. A taxa de letalidade observada foi de 29,9%, ressaltando a gravidade dessas infecções. Os autores enfatizam a necessidade de implementar protocolos rigorosos de controle de infecção e uso racional de antibióticos para melhorar os desfechos clínicos em unidades neonatais.
Saiba mais em nosso site:https://www.ccih.med.br/infeccao-hospitalar-em-neonatos-por-gram-negativos-um-risco-crescente/
Infecção hospitalar em UTI neonatal: o que aprendemos com 21 anos anos de pesquisa?
Em fevereiro, publicamos na revista CCIH e no blog um estudo realizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A pesquisa destacou que a implementação contínua, durante 21 anos (2000–2020), de medidas rigorosas de controle de infecção, uso racional de antimicrobianos e treinamentos constantes da equipe de saúde resultou em uma baixa prevalência de sepse neonatal tardia causada por bactérias multirresistentes.
Saiba mais em nosso site: https://www.ccih.med.br/infeccao-hospitalar-em-neonatos-o-que-aprendemos-com-21-anos-de-pesquisa/
Clorexidina oral mata ou previne PAV?
Em fevereiro, publicamos na CCIH revistas e no blog um artigo denominado “Clorexidina oral mata ou previne PAV?” que aborda a eficácia e segurança do uso de clorexidina na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV). O texto destaca que, embora alguns estudos tenham sugerido uma redução nas taxas de PAV com o uso de clorexidina oral, não houve evidências de diminuição da mortalidade, duração da ventilação mecânica ou tempo de internação na UTI. Além disso, preocupações relacionadas a possíveis efeitos adversos levaram especialistas a não recomendarem o uso rotineiro de clorexidina para prevenir PAV. Recomenda-se, em vez disso, manter cuidados básicos de higiene oral, como a escovação dental diária e a aspiração de secreções, sem o uso de antissépticos.
Saiba mais em nosso site: https://www.ccih.med.br/clorexidina-oral-mata-ou-previne-pav/
Boletim organizado por:
Karine Oliveira:
https://www.linkedin.com/in/karine-oliveira-789815b4/
https://www.instagram.com/karine_oliveiraoficial/
Antonio Tadeu Fernandes:
https://www.linkedin.com/in/mba-gest%C3%A3o-ccih-a-tadeu-fernandes-11275529/
https://www.instagram.com/tadeuccih/