Quais as preferências dos controladores de infecção para treinar melhor para a prevenção de infecção hospitalar.
1. Principal Achado
O estudo revelou que os profissionais de prevenção de infecção (IPs) preferem abordagens interativas e baseadas em simulação para treinamento de prevenção e controle de infecções (IPC), mas acabam utilizando métodos informais e improvisados, como treinamentos de última hora (“just-in-time”). Além disso, a tecnologia mais desejada para apoio ao treinamento é a de aplicativos móveis.
2. Importância do Tema
A educação sobre prevenção e controle de infecção é essencial para a segurança dos profissionais da saúde e dos pacientes. No entanto, a pandemia da COVID-19 desviou recursos dessa área, aumentando a necessidade de estratégias eficientes e acessíveis de capacitação.
3. O Que se Sabia sobre o Tema
Já era reconhecido que a simulação é uma metodologia eficaz de ensino em IPC. Contudo, não havia uma compreensão clara de quais estratégias e ferramentas os IPs realmente utilizam e quais prefeririam adotar, nem como essas preferências variam de acordo com a experiência e qualificação dos profissionais.
4. Metodologia do Estudo
- Tipo de Estudo: Estudo transversal baseado em pesquisa online.
- Amostra: 2.432 profissionais membros da Association for Professionals in Infection Control and Epidemiology (APIC), nos EUA.
- Coleta de Dados: Aplicação de um questionário com 36 itens via plataforma Qualtrics entre maio e junho de 2023.
- Critérios de Inclusão: Profissionais que atuam como IPs em unidades de saúde ou órgãos de saúde pública.
- Critérios de Exclusão: Aposentados, funcionários da APIC e profissionais fora da área de saúde.
- Análise de Dados: Estatísticas descritivas, testes qui-quadrado e Kruskal-Wallis para identificar associações estatisticamente significativas.
5. Principais Resultados
- Treinamento Preferido vs. Realidade:
- Mais preferido: Simulação e atividades interativas.
- Menos preferido: Módulos de aprendizado independente.
- Mais utilizado: Treinamentos improvisados e feedback imediato.
- Diferenças Estatisticamente Significativas:
- IPs treinam mais enfermeiros (p < 0,001) e menos prescritores médicos (p < 0,001).
- IPs certificados em controle de infecção (CIC) treinam mais prescritores (70,3% vs. 63,3%, p < 0,01).
- IPs com mais experiência e nível educacional mais alto utilizam mais o treinamento formal.
- O uso de simulação é significativamente menor entre profissionais com pós-graduação (p < 0,01).
- Tecnologia e Recursos Desejados:
- Mais desejado: Aplicativos para treinamento em IPC (14,3% dos respondentes).
- Outros recursos desejados: Simulação, ferramentas interativas, vídeos e monitoramento de conformidade em IPC.
6. Conclusões dos Autores
- Há uma discrepância entre as metodologias preferidas pelos IPs (simulação e aprendizado interativo) e as efetivamente utilizadas (treinamentos improvisados).
- Existe uma demanda significativa por tecnologias de apoio ao treinamento, especialmente aplicativos móveis e plataformas de simulação.
- A implementação de ferramentas de ensino interativas pode melhorar a capacitação em IPC.
- Estudos futuros devem investigar como integrar essas preferências nas práticas educacionais.
7. Fatores Limitantes e Possíveis Confundidores
- Apenas membros da APIC dos EUA participaram, o que limita a generalização dos achados.
- A taxa de resposta foi de 21,9%, o que pode gerar viés de seleção (os IPs mais interessados em treinamento podem ter respondido mais).
- Como os dados foram autorrelatados, há risco de viés de resposta.
Fonte:
REBANN, Terri et al. Infection preventionists’ current and preferred training strategies and tools. American Journal of Infection Control, v. 53, p. 2-7, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ajic.2024.08.015. Acesso em: [22/02/2025].
Comentários Adicionais
O estudo traz implicações práticas importantes para o treinamento de IPC, destacando que a preferência por métodos interativos e baseados em simulação não se traduz na prática diária. Isso reforça a necessidade de investimentos em tecnologias educacionais acessíveis para IPs. Além disso, há um claro contraste entre os métodos utilizados por profissionais com diferentes níveis de experiência e certificação, o que sugere que a capacitação inicial dos IPs pode influenciar sua abordagem de ensino.
Para aplicação no Brasil, seria interessante avaliar como as tecnologias de simulação e aplicativos de treinamento poderiam ser integradas à rotina hospitalar, considerando os desafios locais, como infraestrutura limitada e carga de trabalho dos profissionais de saúde.
Nosso MBA Gestão em Saúde e Controle de infecção tem um módulo específico para discutir o trabalho em equipe, estatégias pedagógicas e de marketing para que nosso pós-graduando desenvolva criticamente essas metodologias inovadoreas.
Links adicionais:
Estudo brasileiro mostra importância do treinamento para a enfermagem das precauções contra transmissão de infecções: https://www.ccih.med.br/estudo-brasileiro-mostra-importancia-do-treinamento-para-a-enfermagem-das-precaucoes-contra-transmissao-de-infeccoes/
Comunicação Assertiva na Saúde: https://www.ccih.med.br/comunicacao-assertiva-na-saude/
Comunicação consciente na área da saúde: https://www.ccih.med.br/comunicacao-consciente-na-area-da-saude/
Desafios da CCIH na Gestão da Mudança de Comportamento dos Profissionais de Saúde: https://www.ccih.med.br/esafios-da-ccih-na-gestao-da-mudanca-de-comportamento-dos-profissionais-de-saude/
Estratégias criativas para treinamentos em Higienização das Mãos: https://www.ccih.med.br/estrategias-criativas-para-treinamentos-em-higienizacao-das-maos/
Prevenção e controle de infecção: https://www.ccih.med.br/como-e-por-que-controlar-as-infeccoes-hospitalares/
MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção: https://www.ccih.med.br/cursos-mba/mba-ccih-gestao-em-saude-e-controle-de-infeccao/
Autor:
Antonio Tadeu Fernandes:
https://www.linkedin.com/in/mba-gest%C3%A3o-ccih-a-tadeu-fernandes-11275529/
https://www.instagram.com/tadeuccih/
#ccih #iras #ih #treinamento #comunicação #comportamento