Planos da OMS, livreto informativo da OPAS, transmissão vertical e lições da epidemia de SARS.
OMS divulga plano global de 675 milhões de dólares para lutar contra o coronavírus
O Plano Estratégico de Preparação e Resposta (SPRP) para o novo coronavírus estabelece atividades e recursos necessários para organizações internacionais de saúde em todo o mundo, incluindo a OMS, implementarem medidas prioritárias pelo um período de fevereiro a abril de 2020. Os objetivos do plano são limitar a transmissão humano-a-humano do vírus, principalmente nos países mais vulneráveis, caso enfrentem um surto; identificar, isolar e cuidar dos pacientes precocemente; comunicar informações críticas sobre riscos e eventos; minimizar o impacto social e econômico; reduzir a propagação de vírus de fontes animais.
Disseminando informação: OPAS libera folha informativa sobre coronavirus
Precisando de mais materiais informativos sobre o coronavírus, em português? A OPAS liberou nesta quarta-feira (5) documento explicando o que é o coronavirus, quais foram as outras emergências de saúde pública globais (como o H1N1), fluxos de encaminhamento dos pacientes e a situação brasileira atualizada.
Bebê é diagnosticado com coronavírus 30 horas após nascer na China
Um bebê da cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia, foi diagnosticado com o novo coronavirus 30 horas após o nascimento, nesta quarta-feira 5. A imprensa chinesa citou especialistas que disseram que poderia ser um caso de “transmissão vertical”, isso porque a mãe da criança, antes de dar à luz, realizou o teste para o vírus e o resultado foi positivo.
Na segunda-feira (3) a agência oficial de notícias Xinhua informou que um outro bebê, filho de mãe infectada, nasceu saudável e sem sinal da infecção pelo novo coronavirus, em província a mais de 2 mil quilômetros do epicentro da doença.
O que a pandemia de SARS tem para nos ensinar?
Assistam o excelente documentário realizado pela National Geographic sobre a pandemia de SARS. Recomendamos o debate deste vídeo com as equipes de saúde e autoridades sanitárias.
Nota redigida por: Laura Czekster Antochevis