A emergência global da resistência bacteriana aos antimicrobianos exige a implementação de um pacote de medidas para tentarmos conter essa ameaça à saúde pública.
Protocolos de prevenção e controle de infecções e desenvolvimento de novos fármacos são essenciais nesse cenário, e o gerenciamento dos antimicrobianos disponíveis tem papel fundamental.
O uso adequado destes medicamentos, seja no âmbito hospitalar ou comunitário, precisa de uma equipe qualificada cientificamente e desenvolvida socialmente, para implementar um programa de stewardship de antimicrobianos, realizar as intervenções de otimização dos antibióticos e monitorar a evolução do projeto.
Neste curso, abordaremos desde a estruturação do programa, seus pilares e adaptações para cada tipo de instituição, revisaremos conceitos importantíssimos de microbiologia clínica (como os microrganismos e mecanismos de resistência bacteriana mais comuns e interpretação de antibiogramas) e gerenciamento dos métodos diagnósticos, assim como aprofundaremos o conhecimento acerca das melhores práticas na antibioticoterapia na prática comunitária e hospitalar.
Além de toda a excelente parte teórica, este curso trará uma visita virtual de stewardship, avaliando casos reais e discutindo as intervenções, simulando o dia-a-dia de um time de stewardship de antimicrobianos.