A microbiologista e nossa professora, Lucienne França, estará conosco para tirar dúvidas sobre a coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas para a realização de exames microbiológicos. Você sabe qual o volume de sangue deve ser coletado para uma hemocultura? E no paciente com sonda vesical, como coletar amostra de urina? Venha discutir essas e muitas outras questões! Moderação com Karine Oliveira. #iras #microbiologia #ccih #ih #examesmicrobiológicos #padronização
Principais tópicos:
06:41 Pq os profissionais de saúde assistenciais devem conhecer as boas práticas de coleta e armazenamento de amostras biológicas para exames microbiológicos?
13:40 E especificamente quanto aos profissionais da CCIH, qual a participação deles no fluxo de coleta e manejo destas amostras?
22:05 Durante a pandemia de Covid-19 falamos muito sobre EPIs e biossegurança. Quais as recomendações de biossegurança para coleta de materiais biológicos?
30:49 Podemos coletar qualquer amostra biológica com swab seco? Coleta de secreção de feridas operatórias, qual o método eficaz?
37:57 Durante a pandemia de Covid-19 falamos muito sobre EPIs e biossegurança. Quais as recomendações de biossegurança para coleta de materiais biológicos?
41:15 Por onde começar a organizar o fluxo do laboratório com a assistência?
44:49 Coleta de micobacterium fortuiuitum pode ser coletada por swbs?
49:01 Coleta de amostra para identificar Monkeypox?
53:30 Qual o volume adequado de sangue que deve ser coletado para uma hemocultura de paciente adulto? 1 a 5 ml por garrafa 28%, 8 a 10 ml por garrafa 70%, tanto faz 2%. E para pediatria?
1:06:00 E no paciente com sonda vesical, como coletar adequadamente uma amostra de urina? Colher direto da bolsa 7% ou puncionar o cateter 93%
1:14:00 Há uma taxa de contaminação de hemoculturas aceitável? Como prevenir?
1:11:00 Diagnósticos de IRAS x exames microbiológicos
1:24:00 Coleta de hemocultura é indicado luva estéril?
1:28:00 O que é abordado no seu curso de capacitação express “Coleta, acondicionamento, transporte e conservação de amostras biológicas para exames microbiológicos”