As mudanças mais recentes nas orientações sobre isolamento e precauções dizem respeito a novas recomendações de isolamento para pessoas com COVID-19 e de duração do isolamento para pessoas com COVID-19 moderada ou gravemente imunocomprometidas.
Principais orientações para profissionais da saúde:
- Crianças e adultos com COVID-19 leve e sintomáticos: o isolamento pode terminar pelo menos 5 dias após o início dos sintomas e após o término da febre por 24 horas (sem o uso de medicamentos para reduzir a febre) e se os sintomas estão melhorando, e se essas pessoas puderem continuar a usar uma máscara bem ajustada perto de outras pessoas por mais 5 dias após o período de isolamento de 5 dias. O dia 0 é o primeiro dia de sintomas.
- Pessoas infectadas, mas assintomáticas (nunca desenvolvem sintomas): o isolamento pode terminar pelo menos 5 dias após o primeiro teste positivo (sendo o dia 0 a data em que a amostra foi coletada para o teste positivo), se essas pessoas puderem continuar usando um máscara bem ajustada em torno de outras pessoas por mais 5 dias após o período de isolamento de 5 dias. No entanto, se os sintomas se desenvolverem após um teste positivo, o período de isolamento de 5 dias deve recomeçar (o dia 0 muda para o primeiro dia de sintomas).
- Pessoas com doença moderada de COVID-19: Isolar por 10 dias.
- Pessoas gravemente doentes (ou seja, que necessitem de hospitalização, cuidados intensivos ou suporte ventilatório): Estender a duração do isolamento e das precauções para pelo menos 10 dias e até 20 dias após o início dos sintomas e após o término da febre (sem o uso medicação para febre) e se os sintomas estão melhorando, pode ser justificado.
- Pessoas que estão moderada ou gravemente imunocomprometidas podem ter um período infeccioso mais longo: Estender o isolamento para 20 ou mais dias (o dia 0 é o primeiro dia de sintomas ou um teste viral positivo). Use uma estratégia baseada em testes e consulte um especialista em doenças infecciosas para determinar a duração apropriada do isolamento e as precauções.
- Pacientes recuperados: Os pacientes que se recuperaram do COVID-19 podem continuar a ter RNA detectável de SARS-CoV-2 em amostras respiratórias superiores por até 3 meses após o início da doença. No entanto, o vírus competente para replicação não foi recuperado de forma confiável de tais pacientes, e eles provavelmente não são infecciosos.
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/duration-isolation.html
Editado por Laura Czekster Antochevis
Contatos: laura@ccih.med.br ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104