Descrição Completa do Curso
A emergência global da resistência bacteriana aos antimicrobianos exige a implementação de um pacote de medidas para tentarmos conter essa ameaça à saúde pública. Protocolos de prevenção e controle de infecções e desenvolvimento de novos fármacos são essenciais nesse cenário, e o gerenciamento dos antimicrobianos disponíveis tem papel fundamental. O uso adequado destes medicamentos, seja no âmbito hospitalar ou comunitário, precisa de uma equipe qualificada cientificamente e desenvolvida socialmente, para implementar um programa de stewardship de antimicrobianos, realizar as intervenções de otimização dos antibióticos e monitorar a evolução do projeto. Neste curso, abordaremos desde a estruturação do programa, seus pilares e adaptações para cada tipo de instituição, revisaremos conceitos importantíssimos de microbiologia clínica (como os microrganismos e mecanismos de resistência bacteriana mais comuns e interpretação de antibiogramas) e gerenciamento dos métodos diagnósticos, assim como aprofundaremos o conhecimento acerca das melhores práticas na antibioticoterapia na prática comunitária e hospitalar. Além de toda a excelente parte teórica, este curso trará uma visita virtual de stewardship, avaliando casos reais e discutindo as intervenções, simulando o dia-a-dia de um time de stewardship de antimicrobianos.
Público-alvo
Profissionais que atuam na área da saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, microbiologistas, técnicos, sanitaristas, biomédicos, biólogos, dentistas, médicos veterinários), residentes e estudantes de graduação.
Corpo docente
Felipe Tuon
Laura Czekster Antochevis
Prof. Dr. Felipe Tuon, Coordenador do Programa de Antimicrobial Stewardship de dois hospitais, Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Infecções Emergentes da PUCPR e autor do livro "Antibióticos e Microbiologia de A a Z". Prof. Laura Czekster Antochevis, professora e membro da equipe de coordenação da CCIH Cursos, Mestre em Ciências Médicas/UFRGS, pós-graduada em MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção/FACEAT.