Inscreva-se já.

Ótimas notícias estão presentes neste boletim. Um medicamento por via oral, parece promissor para o tratamento da Covid-19 e finalmente saiu uma recomendação da ANVISA para incluir o controle de infecção e da resistência microbiana como parte da formação curricular dos profissionais de saúde. Leia também sobre experiências dos controladores de infecção durante a pandemia. Além destas notícias, veja a programação da TV CCIH para esta semana e outras decisões das entidades de saúde para doenças crônicas endêmicas de impacto sobre a saúde coletiva.

Programação da TV CCIH

Acompanhe a programação da TV CCIH desta semana que discute conceitos d emicrobiologia aplicados ao CME; primeiros passos frente a fiscalização da vigilância sanitária; metodologia Lean; e parto e gestação seguros, entre outros temas.

https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-de-4-a-7-de-outubro/

ANVISA recomenda que controle de infecção faça parte da grade curricular na área da saúde

A ANVISA lançou uma proposta de competências para prevenção e controle das IRAS e da resistência microbiana a serem incluídas na matriz curricular nacional para cursos de formação técnica e de graduação na área da saúde.

https://www.ccih.med.br/anvisa-recomenda-que-controle-de-infeccao-faca-parte-da-grade-curricular-na-area-da-saude/

Molnupiravir pode ser o primeiro antiviral com ação comprovada contra o Covid-19

Estudos preliminares conduzidos pelo fabricante parecem comprovar a eficácia do primeiro antiviral contra Covid-19, saiba mais.

https://www.ccih.med.br/molnupiravir-pode-ser-o-primeiro-antiviral-com-acao-comprovada-contra-o-covid-19/

Anvisa esclarece sobre exame diagnóstico de Covid-19 em pessoas vacinadas

A Anvisa esclarece que pessoas já vacinadas contra a Covid-19, mas que apresentem sintomas da doença, devem passar por um exame de diagnóstico a pedido de um médico, que deve estar sempre atento ao quadro clínico apresentado pelo paciente.

https://www.ccih.med.br/anvisa-esclarece-sobre-exame-diagnostico-de-covid-19-em-pessoas-vacinadas/

Webinar da Anvisa aborda avaliação de serviços de sangue, tecidos e células

A Anvisa informa que na próxima segunda-feira (4/10), a partir das 15h, irá realizar um webinar para divulgar o  Projeto de Autoavaliação de Estabelecimentos de Sangue, Tecidos e Células (STC).

https://www.ccih.med.br/webinar-da-anvisa-aborda-avaliacao-de-servicos-de-sangue-tecidos-e-celulas/

Anvisa envia ofícios para Vigilâncias de São Paulo sobre Prevent Senior

A Anvisa enviou nesta quarta-feira (29/9) ofícios solicitando informações sobre a regularidade sanitária de unidades da rede Prevent Senior em São Paulo.

https://www.ccih.med.br/anvisa-envia-oficios-para-vigilancias-de-sao-paulo-sobre-prevent-senior/

Anvisa recebe pedido da Pfizer para inclusão de terceira dose na bula

Anvisa recebeu o pedido da Pfizer para alteração da posologia aprovada para a vacina Comirnaty. O pedido é referente à avaliação da segurança e da eficácia para aplicação de uma terceira dose da vacina. Atualmente, a bula prevê duas doses.

https://www.ccih.med.br/anvisa-recebe-pedido-da-pfizer-para-inclusao-de-terceira-dose-na-bula/

Aquisição de vacinas contra COVID-19 deve aumentar, afirma diretora da OPAS

A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, anunciou nesta quarta-feira (29) que o organismo internacional firmou um acordo com a Sinovac e está em negociações avançadas com outros fabricantes para adquirir vacinas contra a COVID-19 adicionais em nome de países para complementar acordos bilaterais, doações e doses recebidas por meio do mecanismo COVAX.

https://www.ccih.med.br/aquisicao-de-vacinas-contra-covid-19-deve-aumentar-afirma-diretora-da-opas/

OMS e parceiros pedem ação urgente contra a meningite

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros lançaram nesta terça-feira (28) a primeira estratégia global para derrotar a meningite – uma doença debilitante que mata centenas de milhares de pessoas a cada ano.

https://www.ccih.med.br/oms-e-parceiros-pedem-acao-urgente-contra-a-meningite/

A OMS prioriza o acesso a tratamentos de diabetes e câncer em novas listas de medicamentos essenciais

A OMS publicou hoje a nova edição de suas Listas Modelo de Medicamentos Essenciais e Medicamentos Essenciais para Crianças, que incluem novos tratamentos para vários tipos de câncer, análogos de insulina e novos medicamentos orais para diabetes, novos medicamentos para ajudar as pessoas que desejam parar de fumar e novos antimicrobianos para tratar infecções bacterianas e fúngicas graves.

https://www.ccih.med.br/a-oms-prioriza-o-acesso-a-tratamentos-de-diabetes-e-cancer-em-novas-listas-de-medicamentos-essenciais/

Monitoramento de segurança de uma dose adicional de vacina contra COVID-19 – Estados Unidos, 12 de agosto a 19 de setembro de 2021

Durante 12 de agosto a 19 de setembro de 2021, entre 12.591 pessoas que completaram uma pesquisa de verificação de saúde após todas as 3 doses de uma vacina de mRNA COVID-19, 79,4% e 74,1% relataram reações locais ou sistêmicas, respectivamente.

https://www.ccih.med.br/monitoramento-de-seguranca-de-uma-dose-adicional-de-vacina-contra-covid-19-estados-unidos-12-de-agosto-a-19-de-setembro-de-2021/https://www.ccih.med.br/monitoramento-de-seguranca-de-uma-dose-adicional-de-vacina-contra-covid-19-estados-unidos-12-de-agosto-a-19-de-setembro-de-2021/

Declaração do CDC sobre Conselhos sobre Saúde na Gravidez

O CDC emitiu um aviso urgente de saúde para aumentar a vacinação COVID-19 entre mulheres grávidas, grávidas recentemente (incluindo aquelas que estão amamentando), que estão tentando engravidar agora ou que podem engravidar no futuro para prevenir doenças graves, mortes e resultados adversos da gravidez.

https://www.ccih.med.br/declaracao-do-cdc-sobre-conselhos-sobre-saude-na-gravidez/

Sistemas de vigilância de infecção hospitalar por covid-19: uma revisão sistemática

Compreender a aquisição nosocomial, surtos e cadeias de transmissão é fundamental para garantir que as medidas de prevenção de infecção sejam eficazes no controle de SARS-CoV-2 na área da saúde.

https://www.ccih.med.br/sistemas-de-vigilancia-de-infeccao-hospitalar-por-covid-19-uma-revisao-sistematica/

Os defeitos de máscaras cirúrgicas de amarrar e soluções relacionadas para a sala operatória

A utilização de máscaras cirúrgicas de amarrar pode estar relacionada a um problema que enfraquece o seu efeito protetor. Os autores tiveram como objetivo o desenvolvimento de dois métodos para melhor utilização da máscara de amarrar com base na observação e entrevista de equipes de sala operatória em 10 hospitais na China.

https://www.ccih.med.br/os-defeitos-de-mascaras-cirurgicas-de-amarrar-e-solucoes-relacionadas-para-a-sala-operatoria/

Experiencia de controladores de infecção durante os primeiros nove meses da pandemia de covid-19

Os controladores de infecção (Infection Preventionists – IPs) são profissionais de saúde essenciais e desempenham um papel fundamental no planejamento e resposta a situações de pandemia. O estudo teve como objetivo avaliar as experiencias de IPs durante os primeiros nove meses da pandemia de COVID-19.

https://www.ccih.med.br/experiencia-de-controladores-de-infeccao-durante-os-primeiros-nove-meses-da-pandemia-de-covid-19/

Eficácia de um modelo de prevenção de infecção por SARS-CoV-2 em pacientes de cirurgia eletiva – um estudo prospectivo: a triagem universal faz sentido?

No ambiente cirúrgico, pacientes com COVID-19 podem desencadear surtos intra-hospitalares e ter resultados pós-operatórios piores. O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e economia de uma abordagem seletiva em cirurgias eletivas com o intuito de preservar a segurança do paciente.

https://www.ccih.med.br/eficacia-de-um-modelo-de-prevencao-de-infeccao-por-sars-cov-2-em-pacientes-de-cirurgia-eletiva-um-estudo-prospectivo-a-triagem-universal-faz-sentido/

Elaborado por Laura Czekster Anthochevis

Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Colaboração:

Antonio Tadeu Fernandes

Maria Julia Ricci

E-mail: [email protected]

Linkedin: www.linkedin.com/in/mariajuliaricci/

Instagram: @mariajuliaricci_



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS