Inscreva-se já.

Este número está dedicado a artigos sobre prevenção e controle de infecções, trazendo novidades, links importantes da ANVISA e alguns estudos sobre os impactos da pandemia sobre as IRAS.

Programação da TV CCIH: semana de 8 a 13 de março.

Informação de qualidade você encontra na TV CCIH, com programação aberta a todos os interessados as 20 horas de segunda e quinta-feira. No sábado, com exclusividade aos nossos alunos e ex-alunos, temos o Plantão MBA.

Dia 08/03. Encontro com professores. Qualidade da água em CME

  • O controle de qualidade da água em CME é essencial para a adequação do processamento dos produtos para saúde e manutenção dos equipamentos utilizados. Vamos conversar sobre isso com nossos professores Kazuko Graziano e Rafael Queiroz
  • Link: https://youtu.be/TmhNGZ3zkvE

Dia 09/03. SuperAção. Sequelas da Covid

  • Observamos em live anterior que o Covid é uma doença sistêmica e que pode deixar várias sequelas. Recebemos o clínico Marcio Fernando Spagnol que falará sobre sua experiência no ambulatório especializado nesses problemas, do Hospital Mãe de Deus. Moderação: Laura Czekster e Filipe Prohaska
  • Link: https://youtu.be/7zWdWBex2AA

Dia 10/03. Encontro com professores. Antibioticoprofilaxia cirúrgica

  • A nossa professora Denise Marangoni foi pioneira ao levantar o problema do uso inadequado da antibioticoprofilaxia cirúrgica. Ela vai conversar conosco sobre como implantar um protocolo e conseguir a adesão da equipe operatória, entre outros aspectos relacionados à profilaxia de infecção do sítio cirúrgico.
  • Link: https://youtu.be/SKv8r8byNHg

Dia 11/03. SuperAção. Congresso brasileiro sobre controle de infecção

  • O Congresso Brasileiro de Controle de Infecção será realizado de forma on-line entre os dias 13 e 15 de maio e todos devemos participar, uma vez que esta especialidade é prioritária para o controle da pandemia, prevenção da sua transmissão cruzada entre profissionais de saúde e pacientes. Recebemos a infectologista Claudia Vidal, presidente do congresso para nos interarmos de sua programação e como participar. Moderação: Beatriz Grion e Filipe Prohaska
  • Link: https://youtu.be/40LqXrBAZyw

Dia 13/03. Plantão MBA. Neste sábado, das 9 as 12 horas nossos professores Kazuko Graziano e Antonio Tadeu estarão de plantão para resolver suas dúvidas a respeito de CME.

ANVISA lança programa nacional de controle de IRAS 2021 a 2052

O Programa Nacional de Controle de IRAS 2021-2025 foi elaborado pela GVIMS/GGTES/Anvisa, em colaboração com a CNCIRAS, a CATREM e com as Coordenações Estaduais / Distrital de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, considerando a avaliação dos resultados obtidos pelo PNPCIRAS 2016-2020 e baseado nas melhores evidências científicas disponíveis.

Esta versão do PNPCIRAS terá um período de vigência de 2021 a 2025, devendo ser submetido a avaliações periódicas para o monitoramento de sua evolução e realização das atualizações que se façam necessárias.

Sua finalidade é reduzir, em âmbito nacional, a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e de Resistência Microbiana (RM) em serviços de saúde, por meio da implementação de práticas de prevenção e controle de infecções baseadas em evidências.

Link: https://www.ccih.med.br/programa-nacional-de-prevencao-e-controle-de-infeccoes-relacionadas-a-assistencia-a-saude-pnpciras-2021-a-2025/

ANVISA atualiza a página com publicações de interesse para CCIH

A ANVISA atualizou a página como os artigos sobre controle de infecção. Nela você encontra publicações sobre: avaliação nacional das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde; avaliação nacional dos indicadores de IRAS e RM; boletins segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde; cadernos da série “segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde” – 2017, com os critérios diagnósticos das IRAS; manuais de microbiologia clínica; outros manuais importantes para o controle de infecção.

Link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes

Intervenções para melhorar a prescrição de antibióticos na alta hospitalar: uma revisão sistemática

Este estudo mostra a importância de um stewardship de antibióticos para aprimorar o uso adequada destas drogas após a alta do paciente.

Link: https://www.ccih.med.br/intervencoes-para-melhorar-a-prescricao-de-antibioticos-na-alta-hospitalar-uma-revisao-sistematica/

Práticas de recrutamento e contratação nas CCIHs dos Estados Unidos

Como os Estados Unidos estão contratando profissionais para suas equipes de CCIH? Este estudo da APIC tenta responder esta questão.

Link: https://www.ccih.med.br/praticas-de-recrutamento-e-contratacao-nas-ccihs-dos-estados-unidos/

Intervenção de stewardship antimicrobiano para reduzir doses desnecessárias de antibióticos em neonatos

A redação das ordens de duração dos antibióticos para sepse neonatal foi alterada como uma iniciativa de stewardship de antimicrobianos para reduzir a administração de doses desnecessárias de antibióticos. A mudança no texto permitiu que o paciente deixasse de receber antibióticos após 48 horas de terapia, caso a equipe de saúde não tivesse recebido a notificação de cultura positiva. Essa iniciativa reduziu o número de neonatos que receberam doses extras desnecessárias de 50% para 7,2%.

Link: https://www.ccih.med.br/intervencao-de-stewardship-antimicrobiano-para-reduzir-doses-desnecessarias-de-antibioticos-em-neonatos/

Impacto da pandemia de Covid-19 no desempenho da higiene das mãos em hospitais

O receio de contaminação ou a sobrecarga de trabalho foram determinantes da adesão à higiene das mãos durante a pandemia. Afinal, o que está acontecendo com esta prática fundamental para a prevenção de infecções?

Link: https://www.ccih.med.br/impacto-da-pandemia-de-covid-19-no-desempenho-da-higiene-das-maos-em-hospitais/

Desinfecção de mãos com luvas durante a pandemia de Covid-19

Muitas vezes devemos trocar as luvas no atendimento ao mesmo paciente para evitar a contaminação entre topografias distintas. Será a desinfecção das luvas melhor que sua troca no atendimento ao mesmo paciente?

Link: https://www.ccih.med.br/desinfeccao-de-maos-com-luvas-durante-a-pandemia-de-covid-19/

Elaborado por: Antonio Tadeu Fernandes e Maria Julia Ricci



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS