Diante de tantos questionamentos durante a pandemia, fomos surpreendidos pelo noticiário da proposta de redução do período de afastamento dos profissionais de saúde contaminados com Covid para apenas 5 dias. De certa forma, o próprio CDC estuda redução do período de quarentena, mas também apresentamos artigo que relaciona surto de Covid em instituições de saúde a partir de profissionais contaminados. Tomar decisões neste tempo em que estamos lutando para o controle da pandemia é difícil, mas deve ser tomada com ampla responsabilidade e monitoração rigorosa de suas consequências. Nossa promoção de boas festas foi ampliada até o dia 25/01 e você deve aproveitar para se inscrever em nossos cursos com descontos. Leia mais artigos sobre a pandemia, infecção hospitalar e resistência microbiana neste boletim.
Surto explosivo nosocomial de SARS-CoV-2 em uma clínica de reabilitação: os limites da genômica para reconstrução de surtos
Surtos nosocomiais da síndrome respiratória aguda grave do corinavírus-2 (SARS-CoV-2) são frequentes e representam uma ulterior carga para os sistemas de saúde que lidam com a pandemia de COVID-19. Os autores tiveram como objetivo: estabelecer as vias de transmissão viral, reconstruir a árvore de transmissão, identificar os principais modos de direcionalidade de transmissão, avaliar o impacto das medidas de prevenção e controle de infecção (IPC) no controle do surto e avaliar os fatores de risco para aquisição nosocomial de SARS- CoV-2.
Águas residuais em dois hospitais: resistência a carbapenem e genes associados a bactérias que causam infecções hospitalares
O monitoramento com base em águas residuais usando métodos independentes de cultura pode potencialmente fornecer uma alternativa eficiente às abordagens atuais para monitorar a resistência aos antibióticos.
Campanha Boas Festas – PRORROGADA
Nossa super campanha de festas de fim de ano foi prorrogada até 25/01/2022!
Não perca essa oportunidade de se qualificar com excelentes professores e conteúdo atualizado, por um valor que cabe no seu bolso!
São 20% de desconto em todas as mensalidades dos cursos MBAs e Cursos de Capacitação Express, caso você se inscreva durante a campanha.
https://www.ccih.med.br/campanha-boas-festas-prorrogada/
Anvisa avança na análise de dados da vacina CoronaVac para crianças
A Anvisa está realizando uma rodada de reuniões sobre a vacina CoronaVac. A atividade faz parte da avaliação do pedido de indicação da CoronaVac para crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos e foi dividida em três partes.
https://www.ccih.med.br/anvisa-avanca-na-analise-de-dados-da-vacina-coronavac-para-criancas/
Anvisa, Conass e Conasems reúnem-se para aprimorar a vacinação de crianças contra Covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou, nesta quinta-feira (6/1), uma reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para aprimorar as recomendações feitas pela Agência para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19. O objetivo é garantir uma vacinação segura para todas as crianças do Brasil.
Aumento exponencial do número de casos de Covid-19 a bordo de navios de cruzeiro motivou a recomendação da Anvisa para suspensão da temporada
Chama a atenção a identificação de 502 casos entre tripulantes, o que representa 60% dos casos positivos a bordo das embarcações.
O CDC expande a elegibilidade da Dose de Reforço e fortalece as recomendações para jovens de 12 a 17 anos
O CDC emitiu uma nota endossando a recomendação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (ACIP) para expandir a elegibilidade das doses de reforço para aqueles de 12 a 15 anos de idade.
O CDC recomenda Dose de Reforço da Pfizer após 5 meses da dose primária para algumas crianças imunocomprometidas
O CDC atualizou a recomendação de dose de reforço, encurtando o intervalo de 6 meses para 5 meses para pessoas que receberam a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19.
CDC – Relato de casos – Fatores de risco para COVID-19 grave entre pessoas com ≥18 anos de idade que completaram uma série primária de vacinação COVID-19
As vacinas COVID-19 são altamente eficazes contra a hospitalização e morte associadas a COVID-19. Confira quais são os fatores de risco associados com os raros desfechos graves entre vacinados.
Elaborado por Laura Czekster Antochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104
Colaboradores:
Maria Julia Ricci
E-mail: [email protected]
Linkedin: www.linkedin.com/in/mariajuliaricci
Instagram: @mariajuliaricci_
Antonio Tadeu Fernandes
Luan Alves