InterAção SaLutar: 13 de setembro
Nesta semana na TV CCIH saiba como começar seu trabalho em CME e CCIH, além do novo MBA sobre epidemiologia hospitalar, qualidade e segurança do paciente. Nos artigos destacamos: lotes interditados da Coronavac; novos medicamentos para Covid; orientações sobre precauções durante atendimento a pacientes com Covid; instituições de loga permanência; e nova tecnologia para sonda vesical que pode reduzir biofilmes.
Programação da TV CCIH de 13 a 19 de setembro
Como começar seu trabalho em CCIH e CME? Responderemos estas questões nos encontros com professores. Para os alunos veja com os professores Felipe Tuon e Laura Czekter como interpretar um antibiograma. De quebra o lançamento oficial de nosso novo MBA, outra grande novidade do mês de setembro. Veja a programação, que fica gravada para quem não puder participar ao vivo.
https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-de-13-a-18-de-setembro-2021/
Nova plataforma EAD para nossos cursos
Já está no ar a nova plataforma EAD para nossos cursos.
https://aulasonline.ccih.med.br/
Webinar da Anvisa aborda precauções nos serviços de saúde
A Anvisa informa que na próxima quinta-feira (16/9), a partir das 10h, irá realizar um seminário virtual que visa atualizar os serviços de saúde sobre medidas de precaução, dando ênfase à precaução e ao isolamento para Covid-19 e a microrganismos multirresistentes.
Na ocasião, os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre o tema. Para participar do evento, acesse o link abaixo para maiores informações. Não é preciso fazer cadastro prévio.
https://www.ccih.med.br/webinar-da-anvisa-aborda-precaucoes-nos-servicos-de-saude/
Atualização das ações sobre os lotes interditados da vacina CoronaVac
A Anvisa informa que, após a reunião ocorrida na segunda-feira, dia 6/9, o Instituto Butantan enviou um conjunto de documentos referentes aos lotes interditados da vacina CoronaVac e seu local de fabricação, mas a agência concluiu que eles não respondem satisfatoriamente a todas as incertezas sobre o novo local de fabricação.
https://www.ccih.med.br/atualizacao-das-acoes-sobre-os-lotes-interditados-da-vacina-coronavac/
Anvisa autoriza uso emergencial de mais um medicamento contra Covid-19
A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, nesta quarta-feira (8/9), a autorização temporária de uso emergencial (AUE), em caráter experimental, do medicamento Sotrovimabe. Esse é o quinto medicamento autorizado no Brasil para tratamento da Covid-19, sendo o quarto em uso emergencial.
https://www.ccih.med.br/anvisa-autoriza-uso-emergencial-de-mais-um-medicamento-contra-covid-19/
Atualização da Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020
Foi divulgada no último dia 09 uma atualização da NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 – Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).
https://www.ccih.med.br/atualizacao-da-nota-tecnica-gvimsggtesanvisa-no-042020/
Diretora da OPAS pede que países priorizem mulheres grávidas e lactantes na vacinação contra COVID-19
Alertando que a COVID-19 representa um sério risco para mulheres grávidas na América Latina e no Caribe, a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, pediu aos países que priorizem gestantes e lactantes na vacinação contra a doença.
CDC – Recomendações provisórias de prevenção e controle de infecções para prevenir a propagação de SARS-CoV-2 em instituições de longa permanência
O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) atualizou seu documento sobre prevenção e controle de COVID-19 em instituições de longa permanência (ILPs), com novas orientações de resposta a surtos, recomendações de teste de triagem para profissionais de saúde, recomendações atualizadas para quarentena de residentes totalmente vacinados e um guia de visitação atualizado.
CDC – Hospitalizações associadas ao COVID-19 entre crianças e adolescentes nos Estados Unidos – 14 de agosto de 2021
COVID-19 pode causar doenças graves em crianças e adolescentes.
CDC – Sintomas de longo prazo entre adultos testados para SARS-CoV-2 – Estados Unidos, janeiro de 2020 a abril de 2021
Os sintomas de longo prazo associados ao COVID-19 representam um problema emergente de saúde pública.
A OMS publica uma orientação provisória sobre a imunização COVID-19 em refugiados e migrantes
Embora todos sejam afetados pela pandemia COVID-19, o impacto não é compartilhado igualmente. Refugiados e migrantes têm maior probabilidade de sofrer uma carga maior de infecção por COVID-19 e serem desproporcionalmente representados em casos, hospitalizações e mortes. A OMS publicou a Orientação Provisória “Imunização para COVID-19 em refugiados e migrantes: princípios e considerações chave”.
Controle e prevenção de infecção personalizados: identificando pacientes em risco de infecções relacionadas a cuidados de saúde
O estudo teve como objetivo avaliar o risco relativo de desenvolver os tipos de IRAS mais frequentes no ambiente hospitalar. Os fatores de risco incluídos levaram em consideração as informações disponíveis na admissão e que podem ser utilizados para adaptar intervenções para gerenciar o risco específico de cada paciente.
Um novo design de cateter urinário reduz a formação de biofilme in vitro por meio de influência hidrodinâmica
Hoje o cateter de Foley (FC) é ainda o mais utilizado, contudo, é fundamental que sejam realizadas melhorias de design de forma a influenciar a formação de biofilme – o que pode ser feito, por exemplo, por meio da alteração de propriedades hidrodinâmicas. A meta foi avaliar, in vitro, se um sistema modificado de drenagem pode influenciar a formação de biofilme de diversas espécies patogênicas e reduzir a incidência de infecções.
Prevalência e importância da contaminação bacteriana de produtos de células-tronco autólogas
Uma etapa crítica no procedimento de transplante, ainda são limitadas e conflitantes as informações sobre a prevalência de contaminação desses produtos; e seu manejo ideal permanece obscuro. O objetivo do estudo foi determinar a prevalência da contaminação microbiana em uma grande coorte de receptores de células-tronco autólogas; além disso, visou descrever o manejo e o resultado obtido nos receptores que receberam produtos contaminados.
Consequências clínicas de hemoculturas contaminadas em pacientes adultos hospitalizados em uma instituição que utiliza um sistema rápido de identificação de hemocultura
A recente introdução de testes diagnósticos rápidos de base molecular encurtou significativamente o tempo necessário para definir a presença de patógenos na hemocultura. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto de hemoculturas contaminadas na duração da internação hospitalar e antibioticoterapia entre pacientes hospitalizados em uma instituição onde a identificação rápida de hemocultura estava em uso.
Avaliação do uso de peroxido de hidrogênio seco na redução da biocarga microbiana em uma unidade de saúde.
Este estudo foi realizado para avaliar a eficácia do peroxido de hidrogênio seco (DHP) na descontaminação microbiana do ar e das superfícies inanimadas como um complemento para a rotina de limpeza e desinfecção em um grande hospital urbano.
Sinopses por Laura Czekster Anthochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104
Colaboração: Antonio Tadeu Fernandes e
Maria Julia Ricci
Contatos: E-mail: [email protected] ou Linkedin: www.linkedin.com/in/mariajuliaricci
Instagram: @mariajuliaricci_
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express