Promoção Juho Azul Celeste - Inscrição por apenas R$ 50,00 e mensalidades por apenas R$ 250,00

Neste número temos notícias sobre eventos adversos das vacinas Covid; impactos da pandemia sobre pacientes HIV e seus reflexos na desnutrição; diretrizes para o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis; e se a higiene hospitalar ajuda reduzir a ocorrência de infecção C. difficile. Apresentamos também a programação da TVCCIH.

Programação da TV CCIH de 19 a 24 de julho

A TV CCIH continua com sua programação diferenciada, focada no tema mais importante durante e o no pós pandemia: prevenção e controle de infecções. Veja aqui nossa programação.

https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-de-19-a-24-de-julho-2/

Limpeza do quarto pode reduzir transmissão de C. difficile?

O estudo teve como principal objetivo examinar a relação entre a percepção de limpeza do quarto por pacientes e as taxas de infecção por C. difficile no estado de New York (EUA). Foi realizada uma análise regressiva de efeitos aleatórios comparando a porcentagem de pacientes que indicaram a limpeza do quarto como “sempre” e “as vezes/nunca” com as taxas de infecção por C. difficile das unidades.

https://www.ccih.med.br/limpeza-do-quarto-pode-reduzir-transmissao-de-c-difficile/

ANVISA aprova mais duas pesquisas clínicas de vacinas contra Covid-19

A primeira pesquisa clínica testará uma nova candidata à vacina (vacina inativada contra SARS-CoV-2) desenvolvida pelo Instituto de Biologia Médica da Academia Chinesa de Ciências Médicas (Institute of Medical Biology Chinese Academy of Medical Sciences – IMBCAMS), China.

https://www.ccih.med.br/anvisa-aprova-mais-duas-pesquisas-clinicas-de-vacinas-contra-covid-19/

Recado da Anvisa: Vacinação contra Covid-19 – a importância da segunda dose

A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) do que aquela que recebeu as duas doses. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.

https://www.ccih.med.br/recado-da-anvisa-vacinacao-contra-covid-19-a-importancia-da-segunda-dose/

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação contra Covid-19 com imunizantes de plataforma de RNA mensageiro (RNAm), como as vacinas da Pfizer e da Moderna. Dessas duas, apenas a Pfizer está registrada pela Anvisa para uso no Brasil, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

https://www.ccih.med.br/anvisa-alerta-sobre-risco-de-miocardite-e-pericardite-pos-vacinacao/

OPAS: Brasil recebe mais 1.036.800 vacinas da AstraZeneca/Oxford via mecanismo COVAX nesta quinta-feira

Mais 1.036.800 doses de vacinas contra COVID-19 do Mecanismo COVAX, fabricadas pela AstraZeneca/Oxford, chegarão ao Brasil nesta quinta-feira (15). Outras 3 milhões devem ser enviadas ao país nas próximas semanas.

https://www.ccih.med.br/opas-brasil-recebe-mais-1-036-800-vacinas-da-astrazenecaoxford-via-mecanismo-covax-nesta-quinta-feira/

SOFI 2021: Relatório da ONU destaca os impactos da pandemia no aumento da fome no mundo

A fome mundial passou por um agravamento dramático em 2020, é o que destacam as Nações Unidas hoje –e provavelmente, o aumento está relacionado às consequências da COVID-19. Embora o impacto da pandemia ainda não tenha sido totalmente mapeado, o relatório O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) 2021, construído através do esforço de várias agências das Nações Unidas, estima que cerca de um décimo da população global –até 811 milhões de pessoas– estava subalimentada no ano passado. O número sugere que será necessário um grande esforço para o mundo honrar sua promessa de acabar com a fome até 2030.

https://www.ccih.med.br/sofi-2021-relatorio-da-onu-destaca-os-impactos-da-pandemia-no-aumento-da-fome-no-mundo/

A OMS alerta que a infecção por HIV aumenta o risco de COVID-19 grave e crítico

Um novo relatório da OMS confirma que a infecção por HIV é um fator de risco independente significativo para a apresentação de COVID-19 grave / crítica na admissão hospitalar e mortalidade intra-hospitalar. No geral, quase um quarto (23,1%) de todas as pessoas vivendo com HIV que foram hospitalizadas com COVID-19 morreram.

https://www.ccih.med.br/a-oms-alerta-que-a-infeccao-por-hiv-aumenta-o-risco-de-covid-19-grave-e-critico/

Lançadas as diretrizes da OMS para o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis sintomáticas

Novas diretrizes atualizadas para o manejo de infecções sintomáticas sexualmente transmissíveis (ISTs) foram lançadas em uma sessão satélite no 24º Congresso Mundial de DST e HIV 2021. Estas Diretrizes têm como objetivo apoiar os países na atualização de suas orientações nacionais para o tratamento de pessoas com sintomas de ISTs. Em todo o mundo, mais de um milhão de ISTs curáveis ​​são adquiridos todos os dias. A OMS estimou 374 milhões de novos casos de clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase em jovens de 15 a 49 anos em 2020.

https://www.ccih.med.br/lancadas-as-diretrizes-da-oms-para-o-tratamento-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-sintomaticas/

O CDC recomenda o retorno do uso da vacina Janssen COVID-19 da Johnson & Johnson

O CDC e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA recomendam o uso da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson’s Janssen (J & J / Janssen) COVID-19 nos Estados Unidos, após uma pausa temporária.

https://www.ccih.med.br/o-cdc-recomenda-o-retorno-do-uso-da-vacina-janssen-covid-19-da-johnson-johnson/

Elaborado por Laura Czekster Anthochevis

Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

 



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.