Promoção Juho Azul Celeste - Inscrição por apenas R$ 50,00 e mensalidades por apenas R$ 250,00

Continuando nosso “Junho Azul Celeste do CME” o programa SuperAção enfatiza o Processamento de Produtos Para Saúde. Mantemos promoção de 200 reais nas mensalidades e sorteio de duas bolsas com 50% de desconto. A Promoção termina no final deste mês. No boletim temos novidades sobre a pandemia, vacinas, prevenção e controle de infecção, além da programação semanal de nossas lives. 

Programação da TVCCIH de 21 a 26 de junho

A TV CCIH continua com sua programação diferenciada, focada no tema mais importante durante e o no pós-pandemia: prevenção e controle de infecções. As atividades de segunda a quinta são abertas a todos interessados. O plantão aos sábados, é atividade exclusiva aos alunos de nossos cursos.

https://www.ccih.med.br/programacao-da-tvccih-de-21-a-26-de-junho/

ANVISA autoriza importação excepcional da Sputnik V por mais 7 estados sob condições controladas

Anvisa concedeu autorização, nesta terça-feira (15/6), por meio do Circuito Deliberativo 539/2021, para a importação excepcional da vacina Sputnik V pelos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.

https://www.ccih.med.br/anvisa-autoriza-importacao-excepcional-da-sputnik-v-por-mais-7-estados-sob-condicoes-controladas/

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças com mais de 12 anos

A Anvisa autorizou a indicação da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças com 12 anos de idade ou mais. Com isso, a bula da vacina passará a indicar esta nova faixa etária para o Brasil.

https://www.ccih.med.br/anvisa-autoriza-vacina-da-pfizer-para-criancas-com-mais-de-12-anos/

Anvisa orienta sobre controle e prevenção de infecções fúngicas

A Anvisa publicou, nesta segunda-feira (14/6), a Nota Técnica 4/2021, que traz orientações para vigilância, identificação, prevenção e controle de infecções fúngicas invasivas em pacientes com Covid-19 internados em serviços de saúde.

https://www.ccih.med.br/anvisa-orienta-sobre-controle-e-prevencao-de-infeccoes-fungicas/

Notificação de evento adverso: tudo o que você precisa saber

O que é farmacovigilância? Como notificar um evento adverso a medicamentos e vacinas? Qual a importância da notificação voluntária? Todas essas respostas e muitas outras serão esclarecidas por meio de uma série de materiais que a Anvisa publicará a partir desta segunda-feira (14/6).

https://www.ccih.med.br/notificacao-de-evento-adverso-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

Anvisa recebe embaixador do Reino Unido

Na manhã desta quarta-feira (16/6), o embaixador do Reino Unido no Brasil, o Sr. Peter Wilson, visitou a Anvisa. No encontro, foram tratados temas de cooperação entre as agências reguladoras de saúde brasileira e inglesa.

https://www.ccih.med.br/anvisa-recebe-embaixador-do-reino-unido/

OPAS:  Novo lote de vacinas contra COVID-19 da Pfizer-Biontech que chegará ao Brasil contará com 842,4 mil doses do mecanismo COVAX

O novo lote de vacinas contra COVID-19 da Pfizer/BioNTech que chegará ao Brasil no próximo domingo (20) contará com 842.400 doses do Mecanismo COVAX.

https://www.ccih.med.br/opas-novo-lote-de-vacinas-contra-covid-19-da-pfizer-biontech-que-chegara-ao-brasil-contara-com-8424-mil-doses-do-mecanismo-covax/

CDC: Risco de infecção, hospitalização e morte por COVID-19 por raça / etnia

Raça e etnia são marcadores de risco para outras condições subjacentes que afetam a saúde, incluindo status socioeconômico, acesso a cuidados de saúde e exposição ao vírus relacionado à ocupação, por exemplo, trabalhadores de infraestrutura essenciais, de linha de frente e críticos.

https://www.ccih.med.br/cdc-risco-de-infeccao-hospitalizacao-e-morte-por-covid-19-por-raca-etnia/

OMS: Declaração para profissionais de saúde: Como as vacinas COVID-19 são regulamentadas para segurança e eficácia

Esta declaração conjunta da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (ICMRA) e da OMS visa ajudar os profissionais de saúde a responder a perguntas sobre o papel dos reguladores na supervisão das vacinas COVID-19.

https://www.ccih.med.br/oms-declaracao-para-profissionais-de-saude-como-as-vacinas-covid-19-sao-regulamentadas-para-seguranca-e-eficacia/

Implementação de banho diário de clorexidina em unidades de terapia intensiva para redução de infecções de corrente sanguínea associadas a linha central

O cateter central venoso é frequentemente utilizado nas unidades de terapia intensiva (UTIs), sendo que na Europa 70.6% dos pacientes que permanecem mais de 2 dias nessas unidades possui uma linha central. O estudo teve como objetivo analisar o efeito do banho diário de clorexidina na incidência de infecção da corrente sanguínea em pacientes na UTI e seus patógenos causadores.

https://www.ccih.med.br/implementacao-de-banho-diario-de-clorexidina-em-unidades-de-terapia-intensiva-para-reducao-de-infeccoes-de-corrente-sanguinea-associadas-a-linha-central/

Eficácia da luz ultravioleta de 222 nm na desinfecção de superfícies contaminadas por SARS-CoV-2

A desinfecção eficiente de superfícies contaminadas por SARS-CoV-2 pode ajudar a prevenir sua disseminação O estudo foi realizado com o objetivo de investigar a eficácia in vitro da luz UVC distante de 222 nm na desinfecção de superfícies contaminadas por SARS-CoV-2.

https://www.ccih.med.br/eficacia-da-luz-ultravioleta-de-222-nm-na-desinfeccao-de-superficies-contaminadas-por-sars-cov-2/

Barreiras contra adesão aos bundles para cateteres centrais em UTI

As infecções de corrente sanguínea associadas a linha central (Central Line Associares Blood Stream Infection – CLABSI) são o tipo de infecção hospitalar mais comum em crianças. O estudo teve como objetivo explorar as barreiras para a aderência ótima ao pacote de melhores práticas para prevenção de CLABSIs no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Pediatric Intensive Care Unit – PICU) por profissionais de enfermagem.

https://www.ccih.med.br/barreiras-contra-adesao-aos-bundles-para-cateteres-centrais-em-uti/

Melhorando a administração antimicrobiana em uma unidade médica de cuidados agudos durante a alta do paciente.

Condições relacionadas a infecções continuam a ser o motivo mais comum para a admissão inicial e para a readmissão nos 30 dias pós alta.  Foi implementado um ‘cartão de informação antibiótica’ para alguns pacientes de alta com o objetivo de diminuir a readmissão nos 30 dias consequentes.

https://www.ccih.med.br/melhorando-a-administracao-antimicrobiana-em-uma-unidade-medica-de-cuidados-agudos-durante-a-alta-do-paciente/

Perigos e armadilhas de estudos com probióticos para prevenção da infecção por Clostridioides difficile

Prevenção Primária de Infecções Difficile Clostridioides (Clostridium) (CDI) é uma importante, mas desafiadora, a meta de controle de infecção para hospitais e instalações de saúde.

https://www.ccih.med.br/perigos-e-armadilhas-de-estudos-com-probioticos-para-prevencao-da-infeccao-por-clostridioides-difficile/

Elaborado por Laura Czekster Anthochevis

Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.