Inscreva-se já.

A interação entre a prevenção de infecções na comunidade e as atividades da CCIH sempre foi óbvia, mas precisamos da pandemia para ela ser pensada pelas autoridades. A ideia de saúde total, integrando o ser humano, animais e meio ambiente, inclui a gestão dos cuidados em saúde. Neste sentido, lançamos o curso MBA gestão da prática assistencial com foco na epidemiologia hospitalar, qualidade e segurança do paciente. Atualize seus conhecimentos sobre a prevenção de infecções, nesta forma mais ampla, neste boletim e em nosso site.

Programação da TV CCIH

Nesta semana continuamos com a série primeiros passos abordando princípios de química para limpeza, desinfecção e esterilização, além de como implantar um bundle para pacientes sob ventilação mecânica. Também falaremos sobre imunização e variantes Covid, polêmicas e prática da descontaminação de artigos não críticos e nosábado mais um plantão MBA, desta vez focado em CCIH.

https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-de-18-a-23-de-outubro/

Nota: estudo de soro contra Covid-19 do Instituto Butantan

Nesta sexta-feira (15/10), a Anvisa publicou a anuência de uma alteração sobre os aspectos de qualidade do soro para tratamento de Covid-19 que está em estudo pelo Instituto Butantan. A solicitação foi feita pelo laboratório, que identificou a necessidade de ajustes no estudo.

https://www.ccih.med.br/nota-estudo-de-soro-contra-covid-19-do-instituto-butantan/ 

Mortes por tuberculose aumentam pela primeira vez em mais de uma década devido à pandemia de COVID-19

A pandemia de COVID-19 reverteu anos de progresso global no combate à tuberculose e, pela primeira vez em mais de uma década, as mortes pela doença aumentaram, de acordo com o relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2021.

https://www.ccih.med.br/mortes-por-tuberculose-aumentam-pela-primeira-vez-em-mais-de-uma-decada-devido-a-pandemia-de-covid-19/

Maioria dos países das Américas alcançará meta de vacinação contra COVID-19 até o final do ano

A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, afirmou que a América Latina e o Caribe estão a caminho de atingir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar 40% de sua população antes do final do ano, mas seis países ainda não vacinaram 20%. Em coletiva de imprensa, Etienne também apresentou três cenários possíveis sobre o futuro da pandemia.

https://www.ccih.med.br/maioria-dos-paises-das-americas-alcancara-meta-de-vacinacao-contra-covid-19-ate-o-final-do-ano/

OMS anuncia proposta de membros para seu grupo consultivo científico para origens de novos patógenos

Após uma chamada pública para especialistas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (13) a proposta de membros do Scientific Advisory Group for the Origins of Novel Pathogens (SAGO) da OMS – grupo consultivo científico para origens de novos patógenos, em tradução livre.

https://www.ccih.med.br/oms-anuncia-proposta-de-membros-para-seu-grupo-consultivo-cientifico-para-origens-de-novos-patogenos/

A OMS pede oportunidades melhores e mais justas de atividade física para melhorar a saúde

A OMS pediu aos tomadores de decisão dos setores de saúde, esporte, educação e transporte para ampliar urgentemente a oferta de programas e serviços mais inclusivos e ambientes mais seguros que promovam a atividade física em todas as comunidades. A nova campanha da Organização, Fair Play: Construindo um sistema de atividade física forte para pessoas mais ativas, explica como isso pode acontecer.

https://www.ccih.med.br/a-oms-pede-oportunidades-melhores-e-mais-justas-de-atividade-fisica-para-melhorar-a-saude/

Investir 1 dólar por pessoa por ano em higiene das mãos pode salvar centenas de milhares de vidas

Todas as famílias nos 46 países menos desenvolvidos do mundo poderiam ter instalações para lavar as mãos até 2030 se o mundo investisse menos de 1 dólar por pessoa por ano em higiene das mãos.

https://www.ccih.med.br/investir-1-dolar-por-pessoa-por-ano-em-higiene-das-maos-pode-salvar-centenas-de-milhares-de-vidas/

Resumo científico: evidências usadas para atualizar a lista de condições médicas subjacentes associadas ao maior risco de COVID-19 grave

As atualizações na lista de condições médicas que colocam adultos de qualquer idade em maior risco de doenças graves pelo Sars-Cov-2 foram baseadas em evidências de relatórios publicados, artigos científicos na imprensa, pré-impressões não revisadas e dados internos.

https://www.ccih.med.br/resumo-cientifico-evidencias-usadas-para-atualizar-a-lista-de-condicoes-medicas-subjacentes-associadas-ao-maior-risco-de-covid-19-grave/

Avaliação para testes de SARS-CoV-2 em animais

As recomendações do CDC foram atualizadas para incluir testes de animais com uma ligação epidemiológica ao SARS-CoV-2 (ou seja, exposição a pessoas ou animais com infecção), independentemente da apresentação clínica do animal.

https://www.ccih.med.br/avaliacao-para-testes-de-sars-cov-2-em-animais/

Elaborado por: Laura Czekster Antochevis

Contatos: [email protected]  ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Colaboração: Antonio Tadeu Fernandes e Luan Alves



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS