InterAção SaLutar: 20 de setembro
O principal destaque desta semana é o lançamento do curso MBA gestão da prática assistencial com foco na epidemiologia hospitalar, qualidade e segurança do paciente, com início previsto para a segunda quinzena de outubro, mas que você já pode garantir sua vaga. Como em todos nossos cursos, os melhores professores estarão com você onde tiver uma conexão à internet, numa moderna plataforma EAD, fórum de discussões e em atividades complementares exclusivas. Na TV CCIH continuamos com a série primeiros passos e discutimos um mundo sem antibióticos e como gerenciar seu tempo. Destacamos também artigos sobre vacinas contra COVID, comparando-as e discutindo eventos adversos.
Mais que coincidências…..
No dia 17 de setembro comemoramos o dia dos microrganismos e o dia mundial da segurança da segurança do paciente, este ano focado no parto seguro e respeitoso. Interessante observar que a epidemiologia une essas comemorações aparentemente contraditórias.
https://www.ccih.med.br/mais-que-coincidencias/
Programação da TV CCIH de 20 a 25 de setembro
Acompanhar a programação de TV CCIH já está virando um hábito de profissionais e gestores da saúde que querem estar bem-informados sobre suas atividades. Na programação desta semana continuamos com a série primeiros passos em CCIH e CME; que alternativas teremos aos antibióticos para o tratamento das infecções; e como gerenciar melhor o seu tempo.
https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-de-20-a-25-de-setembro/
Anvisa investiga suspeita de reação adversa grave com vacina da Pfizer
Anvisa investiga o caso da morte de uma adolescente de 16 anos após aplicação da vacina da Pfizer. A Agência foi informada nesta quarta-feira (15/9) que, no dia 2 de setembro, ocorreu uma reação adversa grave em uma adolescente após uso da vacina contra a Covid-19.
https://www.ccih.med.br/anvisa-investiga-suspeita-de-reacao-adversa-grave-com-vacina-da-pfizer/
Anvisa suspende importação do medicamento etesevimabe + banlanivimabe
Por meio da Resolução RE 3.524, de 15 de setembro de 2021, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta quinta-feira (16/9), a Anvisa suspendeu a importação da associação dos anticorpos etesevimabe e banlanivimabe, fabricada pela empresa Eli Lilly, localizada em Indianápolis, nos EUA.
https://www.ccih.med.br/anvisa-suspende-importacao-do-medicamento-etesevimabe-banlanivimabe/
Aprovada atualização da norma de boas práticas para bancos de tecidos
A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (15/9), a atualização da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 55/2015, que trata dos requisitos de boas práticas para bancos de tecidos humanos. O objetivo é aprimorar as regras de segurança e qualidade dos tecidos (córnea, osso, pele, entre outros) recebidos por meio de doações e fornecidos para tratamento de doenças.
https://www.ccih.med.br/aprovada-atualizacao-da-norma-de-boas-praticas-para-bancos-de-tecidos/
Anvisa disponibiliza novo formulário para notificação de eventos adversos
Anvisa informa que já está disponível o novo formulário para notificação de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas. A medida tem como objetivo tornar mais fácil e rápido o relato do cidadão sobre as suspeitas desses eventos.
https://www.ccih.med.br/anvisa-disponibiliza-novo-formulario-para-notificacao-de-eventos-adversos/
Metas do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021 da OMS promovem práticas seguras para mães e recém-nascidos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou gestores, líderes e profissionais de saúde de unidades de saúde em todo o mundo a adotar um conjunto de cinco metas para o Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2021
OMS/OIT: Quase 2 milhões de pessoas morrem por causas relacionadas ao trabalho a cada ano
As doenças e lesões ocupacionais foram responsáveis pela morte de 1,9 milhão de pessoas em 2016, de acordo com as primeiras estimativas conjuntas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
CDC – Eficácia comparativa das vacinas Moderna, Pfizer-BioNTech e Janssen (Johnson & Johnson) na prevenção de hospitalizações por COVID-19 entre adultos sem condições imunossupressoras – Estados Unidos, março a agosto de 2021
Duas vacinas de 2 doses de mRNA COVID-19 (da Pfizer-BioNTech e Moderna) e uma vacina de vetor viral de 1 dose (da Janssen [Johnson & Johnson]) são usadas atualmente nos Estados Unidos e demonstraram diferentes níveis de proteção.
CDC investirá US $ 2,1 bilhões para proteger pacientes e profissionais de saúde contra COVID-19 e doenças infecciosas futuramente
Hoje, a administração (da presidência dos EUA) Biden-Harris anunciou um investimento de US $ 2,1 bilhões para melhorar as atividades de prevenção e controle de infecções nos setores de saúde pública dos EUA.
CDC – Atualizações sobre vacinas COVID-19 e o processo de vacinação
Confira as atualizações do CDC no seu resumo científico sobre vacinas e vacinação:
https://www.ccih.med.br/cdc-atualizacoes-sobre-vacinas-covid-19-e-o-processo-de-vacinacao/
OMS – como as vacinas podem ajudar a prevenir a resistência aos antibióticos – a resposta do Zimbábue a surtos de febre tifóide e cólera resistentes a medicamentos
A resistência aos antibióticos é um fenômeno natural que ocorre quando as bactérias desenvolvem a capacidade de derrotar as drogas destinadas a matá-las.
Nas últimas décadas, o Zimbábue experimentou grandes surtos de cepas resistentes a antibióticos de cólera e febre tifóide.
Elaborado por: Laura Czekster Anthochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104
Participação: Antonio Tadeu Fernandes
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express