Inscreva-se já.

Se você ainda não se inscreveu nos nossos MBAs, aproveite esta semana de Black Friday e se matricule e ganhe 10% de desconto em todas as mensalidades dos cursos. Além da programação da TV CCIH trazemos as principais notícias sobre saúde, com destaque para a semana de conscientização mundial sobre o uso de antimicrobianos. Nesta semana teremos o primeiro plantão com o infectologista Felipe Tuon para discutir as dúvidas dos alunos do curso “atualização em antibióticos”. Dá tempo para você se inscrever e participar desta live com exclusividade.

Black Friday estendido: sua melhor oportunidade

Esta é sua melhor oportunidade para se matricular em nossos MBA, os melhores para profissionais e gestores de saúde, economizando 10% em todas as mensalidades.

https://www.ccih.med.br/black-friday-estendido-sua-melhor-oportunidade/

Programação da TV CCIH de 22 a 27 de novembro

Nesta semana faremos a primeira live exclusiva para alunos do curso “atualização em antibióticos” com o infectologista Felipe Tuon. Falaremos também sobre: boas práticas em CME, com a Professora Kazuko; antifúngicos, com o infectologista Filipe Prohaska; uso profilático de antibióticos, com a infectologias Denise Marangoni.

https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-de-22-a-27-de-novembro/

Resistência microbiana preocupa autoridades de saúde

Promover a conscientização sobre a resistência microbiana, mobilizar a sociedade em torno do tema e estimular o uso responsável de medicamentos antimicrobianos. Esses são alguns dos objetivos da Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, comemorada entre os dias 18 e 24 de novembro.

https://www.ccih.med.br/resistencia-microbiana-preocupa-autoridades-de-saude/

Webinar da Anvisa irá atualizar serviços de saúde para 2022

A Anvisa informa que na próxima quinta-feira (25/11), a partir das 15h, irá realizar um seminário virtual com o objetivo de atualizar os serviços de saúde sobre a Vigilância Nacional das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e Resistência Microbiana (RM) para o ano de 2022.

https://www.ccih.med.br/webinar-da-anvisa-ira-atualizar-servicos-de-saude-para-2022/

Serviços de saúde devem estar atentos à resistência microbiana

O combate à resistência microbiana é uma tarefa diária, especialmente nos serviços de saúde, um dos principais públicos-chave da Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, comemorada anualmente entre os dias 18 e 24 de novembro.

https://www.ccih.med.br/servicos-de-saude-devem-estar-atentos-a-resistencia-microbiana/

Anvisa recebe pedido da Astrazeneca para dose de reforço de vacina contra Covid

A Anvisa recebeu o pedido apresentado pela Astrazeneca para alteração do esquema de imunização aprovado para sua vacina contra Covid-19 no Brasil.

https://www.ccih.med.br/anvisa-recebe-pedido-da-astrazeneca-para-dose-de-reforco-de-vacina-contra-covid/

Cristo Redentor é iluminado em apoio ao uso responsável de antibióticos e outros antimicrobianos

Ao cair da noite desta quinta-feira, 18 de novembro, o Cristo Redentor, emblema do Rio de Janeiro, foi iluminado na cor azul para aumentar a conscientização sobre a ameaça à saúde representada pela resistência aos antibióticos e outros antimicrobianos devido ao seu uso indevido.

https://www.ccih.med.br/cristo-redentor-e-iluminado-em-apoio-ao-uso-responsavel-de-antibioticos-e-outros-antimicrobianos/

Américas notificam aumento de infecções resistentes a medicamentos devido ao uso indevido de antimicrobianos durante pandemia

Países das Américas estão notificando surtos de infecções resistentes a medicamentos, provavelmente devido ao uso indevido sem precedentes de medicamentos antimicrobianos no tratamento da COVID-19, alertou nesta quarta-feira (17) a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne.

https://www.ccih.med.br/americas-notificam-aumento-de-infeccoes-resistentes-a-medicamentos-devido-ao-uso-indevido-de-antimicrobianos-durante-pandemia/

Novos custos reduzidos de testes rápidos duplos de HIV / sífilis para acelerar o progresso em direção à eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis

A cada ano, aproximadamente 1,3 milhão de mulheres vivendo com HIV engravidam e pouco menos de 1 milhão de mulheres grávidas são infectadas com sífilis.

https://www.ccih.med.br/novos-custos-reduzidos-de-testes-rapidos-duplos-de-hiv-sifilis-para-acelerar-o-progresso-em-direcao-a-eliminacao-da-transmissao-vertical-do-hiv-e-da-sifilis/

Na Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, a OMS preparou uma programação de discussões online sobre o tema

De 18 a 24 de novembro, acontece a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, período dedicado à incentivar discussões entre legisladores, provedores de cuidados de saúde e o público em geral sobre a Resistência Antimicrobiana e seus impactos no tratamento das infecções.

https://www.ccih.med.br/na-semana-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-uso-de-antimicrobianos-a-oms-preparou-uma-programacao-de-discussoes-online-sobre-o-tema/

Relação entre diabetes e infecção de sítio cirúrgico após cirurgia de vascularização do miocárdio.

A diabetes mellitus (T2D – type 2 diabetes) é reconhecida como fator de risco para infecção em pacientes hospitalizados, principalmente em contextos cirúrgicos e de cuidados críticos. O estudo teve como objetivo examinar uma coorte de pacientes submetidos à revascularização do miocárdio para avaliar a relação entre diabetes, hiperglicemia e risco de infecção de sítio cirúrgico.

https://www.ccih.med.br/relacao-entre-diabetes-e-infeccao-de-sitio-cirurgico-apos-cirurgia-de-vascularizacao-do-miocardio/

Identificando motivadores para a preferência dos usuários e aceitabilidade de diferentes formulações hidroalcóolicas para higiene das mãos.

No período atual, a importância da higiene adequada das mãos para reduzir a transmissão de doenças infecciosas tem se tornado um importante debate. O estudo teve como objetivo investigar a aceitabilidade e os motivadores de preferência para o uso de diferentes formulações hidroalcóolicas para higiene das mãos. Além disso. visa-se obter informações para o desenvolvimento de estratégias para melhorar a aderência com as práticas de higiene das mãos.

https://www.ccih.med.br/identificando-motivadores-para-a-preferencia-dos-usuarios-e-aceitabilidade-de-diferentes-formulacoes-hidroalcoolicas-para-higiene-das-maos/

Uso inapropriado de geradores de ozônio e seus status de venda online.

Alguns estudos e relatórios sugerem que o ozônio seja eficaz contra o SARS-CoV-2 nos ambientes clínicos e que é esperada uma expansão substancial do mercado de geradores de ozônio. Levando em consideração que o ozônio pode causar inflamação das vias aéreas e aumentar a permeabilidade vascular, é necessário monitorar a utilização de geradores de ozônio e do possível uso inapropriado destes.

https://www.ccih.med.br/uso-inapropriado-de-geradores-de-ozonio-e-seus-status-de-venda-online/

Elaborado por: Laura Czekster Antochevis

Contatos: [email protected]  ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Colaboração:

Maria Julia Ricci

E-mail: [email protected]

Linkedin: www.linkedin.com/in/mariajuliaricci

Instagram: @mariajuliaricci_

Antonio Tadeu Fernandes

Maria Olivia Vaz Fernandes

Luan Alves



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS