Promoção Juho Azul Celeste - Inscrição por apenas R$ 50,00 e mensalidades por apenas R$ 250,00

A pandemia atingiu o Brasil em um de seus piores cenários históricos, com uma sociedade dividida, quando deveria estar coesa em sua atuação, acreditando na ciência para resolução de suas polêmicas. Muitas polarizações estão presentes, algumas com fundamento questionável. Neste número apresentamos um projeto de ensaio clínico para estudo da eficácia da ivermectina, que esperamos ser bem conduzido e resolva cientificamente esta questão. Trazemos novas informações sobre a pandemia, prevenção e controle de infecção, além da programação da TV CCIH.

Programação da TV CCIH de 28 de junho a 3 de julho

A TV CCIH continua com sua programação diferenciada, focada no tema mais importante durante e o no pós pandemia: prevenção e controle de infecções. As atividades de segunda a quinta são abertas a todos interessados. O plantão aos sábados, é atividade exclusiva aos alunos de nossos cursos.

https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-de-28-de-junho-a-3-de-julho/

Oxford inicia ensaio clínico para testar eficácia da ivermectina

Liderado pela Universidade de Oxford, a PRINCIPLE está investigando tratamentos para pessoas com maior risco de doenças graves do COVID-19 que podem acelerar a recuperação, reduzir a gravidade dos sintomas e prevenir a necessidade de internação hospitalar. O estudo recrutou até agora mais de 5.000 voluntários de todo o Reino Unido.

https://www.ccih.med.br/oxford-inicia-ensaio-clinico-para-testar-eficacia-da-ivermectina/

Covid-19: negada autorização de uso emergencial do Avifavir

Anvisa negou a autorização temporária de uso emergencial do medicamento Avifavir (Favipiravir) para o tratamento antiviral de pacientes hospitalizados com Covid-19. A decisão unânime foi tomada durante a 12ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada (Dicol), nesta terça-feira (22/6).

 https://www.ccih.med.br/covid-19-negada-autorizacao-de-uso-emergencial-do-avifavir/

Como notificar eventos adversos a medicamentos e vacinas?

A notificação de um evento adverso, ou seja, a comunicação à Anvisa de uma suspeita, mesmo que não confirmada, de um problema associado a medicamento ou vacina torna possível identificar novos riscos e atualizar o perfil de segurança do produto. Estamos falando, portanto, de um ato que pode preservar a saúde de milhares de pessoas. Daí sua importância.

https://www.ccih.med.br/como-notificar-eventos-adversos-a-medicamentos-e-vacinas/

Nota: Anvisa autoriza estudo sobre dose de reforço da vacina da Pfizer

Anvisa autorizou o estudo clínico para testar uma possível dose de reforço da vacina Comirnaty, da Wyeth/Pfizer. Trata-se de um estudo clínico para avaliar a segurança, a imunogenicidade e a eficácia de várias estratégias de reforço da BNT162b2 em diferentes populações de participantes (por exemplo, grupos etários) que receberam previamente duas doses da vacina no estudo inicial.

https://www.ccih.med.br/nota-anvisa-autoriza-estudo-sobre-dose-de-reforco-da-vacina-da-pfizer/

Nova diretriz da OMS sobre intervenções de autocuidado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma nova orientação que reconhece como as pessoas podem tomar decisões ativamente para sua própria saúde e a saúde de seus entes queridos. A nova Diretriz Consolidada da OMS sobre Intervenções de Autocuidado para a Saúde fornece recomendações baseadas em evidências sobre intervenções específicas de autocuidado que podem ajudar a garantir saúde e bem-estar de qualidade e promover e proteger os direitos humanos.

https://www.ccih.med.br/nova-diretriz-da-oms-sobre-intervencoes-de-autocuidado/

Covid-19: pesquisa investiga evolução da letalidade no mundo

Um estudo desenvolvido em parceria entre a Fiocruz Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) fez uma investigação sobre a evolução temporal dos números diários de óbitos pela Covid-19 considerando o panorama de 43 países.

https://www.ccih.med.br/covid-19-pesquisa-investiga-evolucao-da-letalidade-no-mundo/

Barreira de resistência de aventais de isolamento de camada dupla

Os aventais de isolamento são uma das peças cruciais entre os equipamentos de proteção individual (PPE) para evitar a migração de microrganismos e fluidos corporais de pacientes para pessoal de saúde e vice-versa. Vestir várias camadas de aventais de isolamento poderia aumentar a resistência à penetração do fluido. Este estudo investiga se a utilização de 2 camadas de aventais de isolamento de nível de barreira inferior atende aos requisitos de eficácia de barreira de um único avental de isolamento de nível de barreira superior.

https://www.ccih.med.br/barreira-de-resistencia-de-aventais-de-isolamento-de-camada-dupla/

Pesquisa serológica nos profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pacientes com Ebola e Lassa Vírus nos Estados Unidos.

O surto de Ebola (Ebola Virus Disease – EVD) na Guine, Libéria e Serra Leoa entre 2013-2016 foi o maio da história, com 868 profissionais de saúde entre os contaminados. O gerenciamento seguro de pacientes contaminados por patógenos especiais, como o vírus Ebola, é uma área de foco crítico para o controle da disseminação da infecção. O estudo teve como objetivo avalias a eficácia das práticas de controle de infecção implementadas por meio da realização de testes serológicos para determinar se houve seroconversão assintomática de profissionais de saúde da unidade de biocontenção.

https://www.ccih.med.br/pesquisa-serologica-nos-profissionais-de-saude-envolvidos-no-cuidado-de-pacientes-com-ebola-e-lassa-virus-nos-estados-unidos/

A VIGILÂNCIA ELETRÔNICA SUBSTITUI A PRESENCIAL

A obtenção dos dados para a metodologia NHSN sobre procedimentos invasivos é realizada por visitas aos setores. Este estudo comparou os resultados com uma vigilância eletrônica.

https://www.ccih.med.br/vigilancia-eletronica-substitui-a-presencial/

Elaborado por Laura Czekster Anthochevis

Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH e CME.