Inscreva-se já.

Reforço vacinal, novas drogas aprovadas para o tratamento da Covid e a importância da utilização de máscaras para redução da contaminação escolar sãos os principais destaques deste boletem, em relação à pandemia. Informações também sobre prescrição de antibióticos, resistência microbiana e fluxo laminar em sala cirúrgica. Na TV CCIH temos histórico das pandemias, riscos legais da assistência à saúde e descontaminação de artigos não críticos, além de continuar a série primeiros passos.

TV CCIH programação de 27 de setembro a 2 de outubro

A TV CCIH vai se transformando no novo hábito dos profissionais e gestores de saúde que querem ter informações de qualidade sobre sua atuação. Veja os destaques desta programação. As lives ficam gravadas em nosso canal, exceto os plantões MBA, e podem ser localizadas pelo tema e mecanismo interno de busca do canal no YouTube.

https://www.ccih.med.br/programacao-da-tv-ccih-de-27-de-setembro-a-2-de-outubro/

Investigação conclui que óbito de adolescente não está relacionado à vacina

Em reunião do Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância de Vacinas e outros Imunobiológicos (Cifavi), que ocorre semanalmente, especialistas que conduziram a investigação no estado de São Paulo detalharam para os presentes o procedimento investigativo da suspeita de evento adverso pós-vacinação de adolescente ocorrido no estado.

https://www.ccih.med.br/investigacao-conclui-que-obito-de-adolescente-nao-esta-relacionado-a-vacina/

Anvisa determina recolhimento de lotes interditados da CoronaVac

Anvisa publicou nesta quarta-feira (22/9) a Resolução (RE) 3.609, que determinou o recolhimento dos lotes da vacina CoronaVac que foram interditados de forma cautelar pela Resolução (RE) 3.425, de 4 de setembro de 2021.

https://www.ccih.med.br/anvisa-determina-recolhimento-de-lotes-interditados-da-coronavac/

Instituições de longa permanência para idosos: Anvisa reforça continuidade dos cuidados

Anvisa acaba de publicar a Nota Técnica 17/2021, que trata sobre a importância da continuidade das medidas de prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus nas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), mesmo após a vacinação desse grupo.

https://www.ccih.med.br/instituicoes-de-longa-permanencia-para-idosos-anvisa-reforca-continuidade-dos-cuidados/

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para Covid-19

Anvisa aprovou nesta sexta-feira (17/9) a indicação do medicamento baricitinibe para o tratamento de pacientes internados com Covid-19.

https://www.ccih.med.br/anvisa-aprova-indicacao-de-baricitinibe-para-covid-19/

Cofen e OPAS promovem oficina sobre Práticas Avançadas em Enfermagem no Brasil

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) do Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Centro Colaborador da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto vão promover um ciclo de palestras virtuais com países onde a Prática Avançada da Enfermagem (PAE) já faz parte do contexto do trabalho do enfermeiro.

https://www.ccih.med.br/cofen-e-opas-promovem-oficina-sobre-praticas-avancadas-em-enfermagem-no-brasil/

OPAS seleciona centros na Argentina e Brasil para desenvolver vacinas de mRNA contra COVID-19

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciou a seleção de dois centros regionais para o desenvolvimento e produção de vacinas de mRNA na América Latina, na Argentina e no Brasil, a fim de enfrentar a COVID-19 e os futuros desafios de doenças infecciosas.

https://www.ccih.med.br/opas-seleciona-centros-na-argentina-e-brasil-para-desenvolver-vacinas-de-mrna-contra-covid-19/

CDC – Estudos mostram mais casos de COVID-19 em áreas sem políticas de mascaramento escolar

O CDC lançou três estudos no Relatório Semanal de Morbidez e Mortalidade (MMWR) que destacam a importância do uso de estratégias de prevenção em camadas, incluindo o mascaramento universal para interromper a propagação e minimizar interrupções nas operações escolares para educação presencial segura.

https://www.ccih.med.br/cdc-estudos-mostram-mais-casos-de-covid-19-em-areas-sem-politicas-de-mascaramento-escolar/

Declaração do CDC sobre recomendações de reforço vacinal

A diretora do CDC, Rochelle P. Walensky, endossou a recomendação do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP) do CDC para uma dose de reforço da vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 em certas populações e também recomendou uma dose de reforço para aqueles em ambientes ocupacionais e institucionais de alto risco.

https://www.ccih.med.br/declaracao-do-cdc-sobre-recomendacoes-de-reforco-vacinal/

Sobre a nova recomendação para o tratamento de pacientes com COVID-19: A OMS pede acesso equitativo ao casirivimabe e ao imdevimabe para o COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) dá as boas-vindas ao acréscimo de outro medicamento ao arsenal mundial contra COVID-19, mas insta as empresas produtoras e os governos a abordar o alto preço e a produção limitada da combinação de anticorpos Regeneron e garantir o manuseio seguro e apropriado do medicamento.

https://www.ccih.med.br/sobre-a-nova-recomendacao-para-o-tratamento-de-pacientes-com-covid-19-a-oms-pede-acesso-equitativo-ao-casirivimabe-e-ao-imdevimabe-para-o-covid-19/

Doenças tropicais negligenciadas: a cobertura do tratamento preventivo de quimioterapia em 2020 diminui devido a interrupções pela COVID-19

Dados compilados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam a gravidade das interrupções causadas na prestação de serviços de saúde para doenças tropicais negligenciadas (DTNs), com menos pessoas tratadas durante campanhas de tratamento em grande escala, em comparação com mais de um bilhão anualmente desde 2015

https://www.ccih.med.br/doencas-tropicais-negligenciadas-a-cobertura-do-tratamento-preventivo-de-quimioterapia-em-2020-diminui-devido-a-interrupcoes-pela-covid-19/

Padrões de uso de antibióticos em infecções adquiridas em hospitais na França

A exposição à medicamentos antimicrobianos propicia a seleção de resistência, resultando em um potencial aumento da morbidade, mortalidade e custos. Este estudo teve como principal objetivo descrever os padrões de prescrição de antimicrobianos para as IRAs mais frequentes em hospitais da França, relacionando os medicamentos utilizados e os dados microbiológicos dos microrganismos potencialmente resistentes.

https://www.ccih.med.br/padroes-de-uso-de-antibioticos-em-infeccoes-adquiridas-em-hospitais-na-franca/

O efeito do tipo de ventilação utilizada na sala operatória e infecções de sítio cirúrgico: uma metanálise

As infecções de sítio cirúrgico (SSI) estão entre as infecções relacionadas a saúde (HAI) mais repetidamente relatadas. O papel dos sistemas de ventilação de sala operatória no desenvolvimento dessas infecções é conflitante, especialmente tratando-se de cirurgias de implante ortopédico. Os autores buscaram compreender a relação entre a ventilação utilizada e as infecções.

https://www.ccih.med.br/o-efeito-do-tipo-de-ventilacao-utilizada-na-sala-operatoria-e-infeccoes-de-sitio-cirurgico-uma-meta-analise/

Bacteriúria por Enterobacterales resistente a carbapenem e bacteremia subsequente: um estudo de base populacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos consideram Enterobacterales resistentes a carbapenem (CRE) uma ameaça urgente a saúde pública devido à alta transmissibilidade, opções de tratamento limitadas e mortalidade significativa. O objetivo principal do estudo foi descrever a epidemiologia relacionada aos pacientes com bacteriúria por CRE em Atlanta (EUA) e determinar se os cateteres urinários aumentam o risco de bacteremia.

https://www.ccih.med.br/bacteriuria-por-enterobacterales-resistente-a-carbapenem-e-bacteremia-subsequente-um-estudo-de-base-populacional/

Elaborado por Laura Czekster Anthochevis

Contatos: [email protected]

http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104

Colaboração:

Antonio Tadeu Fernandes

Maria Julia Ricci

Contatos: E-mail: [email protected]

Linkedin: www.linkedin.com/in/mariajuliaricci

Instagram: @mariajuliaricci_



Ficou interessado? Veja nossos cursos MBA em CCIH, CME e EQS