O cenário do mundo se complica com uma guerra, cuja dimensão e impactos ainda não podemos calcular, se somando a uma pandemia, que deveria estimular a solidariedade entre pessoas. Mas como diz nosso nome, nossa ação é de luta pela vida e saúde, pois não estamos do lado da morte. Mantemos a esperança que nossos esforços em salvar vidas e prevenir doenças saiam vitoriosos, por mais complexo que seja o cenário. Como vemos neste InterAção, nosso país já é autossuficiente na produção de vacinas e a OPA e OMS dão passos importantes para melhoria das condições de saúde. Na TV CCIH destacamos o impacto do envelhecimento populacional no sistema de saúde.
A doença das guerras
Saiba quais outras infecções poderão se disseminar durante uma guerra
Iniciar uma guerra durante uma pandemia poderá ser o maior crime contra a humanidade de todos os tempos, principalmente quando existe risco de disseminação do conflito e possuirmos armas de destruição em massa que poderão afetar toda humanidade. Saiba quais outras infecções, além do Covid-19, podem se disseminar neste cenário que beira um apocalipse.
https://www.ccih.med.br/a-doenca-das-guerras/
Você já garantiu o seu desconto em nossos cursos?
Valores promocionais nos cursos de pós-graduação e cursos de capacitação, por tempo limitado!
Não perca essa grande oportunidade de se especializar e se destacar no mercado de trabalho!
https://www.ccih.med.br/conheca-nossa-promocao/
Confiram a programação da TV CCIH!
Após o descanso do Carnaval, qualifique-se! Nesta semana discutiremos envelhecimento populacional e a epidemiologia do processo saúde-doença
Nesta semana abordaremos: o impacto da população idosa nos sistemas de saúde, o processo saúde-doença, seus níveis de prevenção e muito mais.
https://www.ccih.med.br/confiram-a-programacao-da-tv-ccih/
Anvisa aprova o registro de dois autotestes para Covid-19 no Brasil
Somente os autotestes aprovados pela Anvisa podem ser comercializados no país
A Anvisa aprovou na quinta-feira 17/2 o primeiro autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto registrado pela Agência é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda. E nesta quarta-feira (23/2) foi aprovado o segundo autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto registrado pela Agência é o Autoteste COVID Ag Detect fabricado pela empresa Eco Diagnostica Ltda.
https://www.ccih.med.br/anvisa-aprova-o-registro-de-dois-autotestes-para-covid-19-no-brasil/
Anvisa autoriza mais três produtos derivados de Cannabis
Ao todo, a Agência já aprovou um total de catorze produtos medicinais à base de Cannabis.
Na segunda-feira (21/2), a Anvisa publicou a autorização sanitária de mais três produtos medicinais à base de Cannabis.
https://www.ccih.med.br/anvisa-autoriza-mais-tres-produtos-derivados-de-cannabis/
Com produção de vacina nacional contra COVID-19, Brasil avança na autossuficiência de produtos de saúde
Vacina é produzida pela Fiocruz
O Brasil anunciou nesta terça-feira (22/02) sua primeira vacina nacional contra COVID-19, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
OPAS e MS do Brasil disponibilizam plataforma para auxiliar profissionais e multiplicadores da estratégia AIDPI
Estratégia Atenção Integrada das Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI)
Está disponível para trabalhadores da saúde do Brasil uma plataforma, criada pelo Ministério da Saúde do país e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para consolidar e organizar o processo de capacitação dos profissionais e multiplicadores da estratégia Atenção Integrada das Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI).
OPAS lança campanha para celebrar seu 120º aniversário
Haverá um calendário de eventos sobre os desafios de saúde da região
Fundada em 1902 sob o princípio orientador de que a saúde não é um privilégio, mas um direito humano fundamental, a OPAS tem trabalhado incansavelmente nos últimos 120 anos para combater doenças, prolongar a vida e promover a saúde física e mental de todas as pessoas nas Américas, sem deixar ninguém para trás.
https://www.ccih.med.br/opas-lanca-campanha-para-celebrar-seu-120o-aniversario/
Novos relatórios sobre saúde e bem-estar das crianças durante a pandemia de COVID-19
Confira o que o CDC traz de novidade sobre o tema
No último dia 18 o CDC lançou dois novos relatórios que fornecem informações importantes sobre a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19.
Declaração sobre a sublinhagem Ômicron BA.2
Confira informações da OMS
Como parte de seu trabalho contínuo para rastrear variantes, o Grupo Técnico Consultivo da OMS sobre Evolução do Vírus SARS-CoV-2 (TAG-VE) se reuniu ontem para discutir as evidências mais recentes sobre a variante de preocupação Ômicron, incluindo suas sublinhagens BA.1 e BA.2.
https://www.ccih.med.br/declaracao-sobre-a-sublinhagem-omicron-ba-2/
Jornalistas precisam de melhor suporte para interpretar evidências cientificamente confiáveis sobre outras informações
OMS entrevista jornalista médica
A comunicação estratégica é um fator de sucesso conhecido para a tomada de decisões e políticas baseadas em evidências, garantindo a adesão das partes interessadas e facilitando o apoio e a confiança do público. Em muitos países, a pandemia de COVID-19 revelou recentemente déficits substanciais na comunicação de processos de evidências para políticas, facilitando a desinformação, criando desconfiança pública na ciência e nas instituições públicas ou alimentando a hesitação em vacinas.
Novo guia da OMS/OIT pede maior proteção para os profissionais de saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicaram um novo guia
O novo guia fala sobre como desenvolver e implementar programas de saúde e segurança ocupacional mais fortes para profissionais de saúde, visto que a pandemia de COVID-19 continua exercendo grande pressão sobre eles.
https://www.ccih.med.br/novo-guia-da-omsoit-pede-maior-protecao-para-os-profissionais-de-saude/
A OMS anuncia os primeiros destinatários de tecnologia para produção de vacinas de mRNA
Egito, Quênia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia estabelecerão a produção de vacinas de mRNA
Em reunião, o Director-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou os primeiros seis países que irão receber a tecnologia necessária para produzir vacinas de mRNA no continente africano. Egito, Quênia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia se inscreveram e foram selecionados como beneficiários.
ARTIGO – Revisão de 35 políticas do National Health Service (NHS) sobre protocolos de descontaminação para objetos não críticos compartilhados
Políticas de organizações de cuidados intensivos foram revisadas
A descontaminação de objetos não críticos compartilhados pelos pacientes é fundamental para reduzir as infecções hospitalares (IRAS), mas é um processo complexo que precisa de orientação precisa das organizações de cuidados agudos (ACOs, em inglês) do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS).
Elaborado por Laura Czekster Antochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104
Colaboradores:
Maria Julia Ricci