Objetivo: Caracterizar as evidencias disponíveis sobre as medidas de precaução e isolamento adotadas para o controle de disseminação de micro-organismo no ambiente hospitalar.
Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica retrospectiva, utilizando artigos científicos indexados nas bases de dados Lilacs (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Pubmed/Medline (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e Google Scholar, no período de 2011 a 2018, visando responder a seguinte pergunta: quais as evidencias disponíveis sobre as medidas de precaução e isolamento adotadas para o controle de disseminação de micro-organismo no ambiente hospitalar?
Resultados: De 1.070 artigos identificados, 17 foram selecionados e analisados. Após a análise dos resumos, foram incluídos 12 artigos.
Conclusão: o estudo permitiu identificar a preocupação quanto à necessidade da adesão às precauções por profissionais de enfermagem para evitar a disseminação de micro-organismos precursores das infeções no ambiente hospitalar e a importância da adesão as precauções.
Autora: NARRIRA LERRANIA DA SILVA LIMA ARAÚJO
[gview file=”http://www.ccih.med.br/wp-content/uploads/2018/03/NARRIRA.pdf” save=0 width=98%]