fbpx
Instituto CCIH+ : Parceria permanente entre você e os melhores professores na sua área de atuação
CCIH-LOGO-NOVA

Cateter periférico: novas orientações da OMS para prevenção de infecções da corrente sanguínea

Você conhece as novas orientações da OMS para prevenção de infecção da corrente sanquíneas relacionada a cateter periférico?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publica as primeiras diretrizes globais para prevenir a ocorrência de corrente sanguínea e outras infecções causadas pelo uso de cateteres colocados em vasos sanguíneos menores durante procedimentos médicos.

Práticas inadequadas na inserção, manutenção e remoção desses cateteres acarretam um alto risco de introdução de microrganismos diretamente na corrente sanguínea, o que pode levar a doenças graves, como sepse, e complicações difíceis de tratar em órgãos importantes, como cérebro e rins. Também podem ocorrer infecções de tecidos moles no local de inserção do cateter.

Até 70% de todos os pacientes internados necessitam do uso de um cateter inserido em uma veia ou artéria periférica, também conhecidos como cateteres de inserção periférica, em algum momento durante a internação hospitalar. As pessoas que recebem tratamentos através de cateteres são frequentemente vulneráveis a infecções, pois podem estar gravemente doentes ou ter baixa imunidade. A OMS estimou que, entre 2000 e 2018, a mortalidade média entre os pacientes afetados pela sepse associada aos cuidados de saúde foi de 24,4%, aumentando para 52,3% entre os pacientes tratados em unidades de cuidados intensivos.

 Muitas infecções da corrente sanguínea são causadas por infecções bacterianas resistentes a antibióticos. Estima-se que a resistência bacteriana aos antimicrobianos (RAM) foi diretamente responsável por pelo menos 1,27 milhões de mortes e contribuiu para mais 4,95 milhões de mortes em 2019.

As novas diretrizes da OMS incluem 14 declarações de boas práticas e 23 recomendações sobre áreas-chave para os profissionais de saúde, incluindo:

·        educação e formação de profissionais de saúde

·        técnicas de assepsia e práticas de higiene das mãos

·        inserção, manutenção, acesso, remoção de cateteres e

·        seleção de cateter

Confira a diretriz na íntegra: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/376722/9789240093829-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Fonte: https://www.who.int/news/item/09-05-2024-new-guidance-aims-to-reduce-bloodstream-infections-from-catheter-use

Sinopse por:

Laura Czekster

Link: https://www.linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress
×